sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Transporte público mais barato em Esteio Audiência pública vai esclarecer cálculo tarifário em breve



"Entre os fatores determinantes para o reajuste das tarifas estão o aumento dos insumos que compõem o cálculo tarifário, como despesas com pessoal, óleo combustível e lubrificante e depreciação da frota"

   A Frente Parlamentar pelo Barateamento e Transparências das Tarifas do Transporte Público vai realizar audiência pública, com data ainda a ser agendada, para esclarecer sobre a planilha de cálculo de reajuste do valor da passagem. A decisão foi tomada recentemente durante a reunião dos vereadores que integram a Frente, Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal(PP), Beatriz Lopes (PT) e Jaime da Rosa(PSB), com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt. Na oportunidade, o secretário entregou à Frente, as planilhas de 2011, 2012 e 2013 com o parecer da secretaria sobre o reajuste das tarifas, bem o documento de cálculo tarifário para transporte urbano com dados como preços e salários, dados operacionais, custo variável e custo fixo das empresas de transporte,  com base no antigo Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (GEIPOT), criado em 1965, que tem como objetivo de coordenar e desenvolver uma série de estudos de transportes. 

    Além disso,  o secretário apresentou um comparativo entre 2001 e 2013, com a composição da tarifa, incluindo gastos com combustíveis e lubrificantes; pessoal; despesas administrativas;  tributos; as isenções com o cartão TEU; rodagem e peças e acessórios. "Entre os fatores determinantes para o reajuste das tarifas estão o aumento dos insumos que compõem o cálculo tarifário, como despesas com pessoal, óleo combustível e lubrificante e depreciação da frota", exemplificou o secretário.  Para o vereador Leonardo Dahmer,  as empresas, mesmo com a desoneração fiscal, não esclarecem seus lucros. "A Frente quer acompanhar o balanço financeiro das empresas", disse. A audiência deve esclarecer, também, pontos a exemplo do quilômetro produtivo (com passageiros) e improdutivo (sem passageiros), remuneração da diretoria e o reajuste no valor, que de acordo com a licitação, é realizado anualmente. (Terezinha Bobsin)



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