sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Esteio: Sessão descentralizada chega ao Santo Inácio

   

A quinta edição do Câmara no seu bairro chegou ao Santo Inácio na noite de ontem (17). Com a presença do presidente, Jaime da Rosa(PSB), além dos vereadores Beatriz Lopes(PT), Felipe Costella(PMDB), Harri Zanoni(PSB), Jane Battistello(PDT), Leonardo Dahmer(PT), Leonardo Pascoal(PP). Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira PT) e Rafael Figliero (PTB), bem como do comandante do 34º BPM, major Luiz Eduardo Ribeiro Lopes e representantes do Executivo, a comunidade aproveitou para destacar demandas do bairro. Entre os pedidos estiveram questões de árvores que estão sob a rede de alta tensão, a exemplo do moradores da rua Porto Alegre. Ele reclama que tem em frente à sua residência um Ipê e, que desde março, está pedindo a poda da árvore, mas até o momento nada foi resolvido. Além disso, os moradores se queixaram sobre a falta de reforma nos banheiros da Praça Galvany Guedes; de calçadas e de câmeras de videomonitoramento na avenida Ernesto Dornelles, (avenida do Carnaval) devido ao grande movimento, especialmente nos finais de semana. Também relataram sobre o lixo nos terrenos baldios e pediram segurança na escola Dyonélio Machado.

    Sobre a avenida do Carnaval, o secretário de Obras, José Luiz da Silva, disse que há um projeto de revitalização do local, que está em fase de finalização, mas em função da falta de empresas interessadas no processo licitatório. "Estão adequando novamento o projeto. O pedido de rebaixamento das calçadas para que os feirantes possam ingressar com os veículos no canteiro central será encaminhado à secretaria de Trânsito, bem como a instalação de câmeras de viodeomonitoramento. Todas as demandas serão encaminhadas às pastas competentes para resolução", disse. Segundo o secretário, é preciso que a comunidade denuncie as colocações irregulares do lixo.  O secretário de Meio Ambiente, Vamir Martins, alegou que novas vistorias sobre as árvores devem ser realizadas. "Geralmente,  algumas árvores são plantadas de forma irregular e em local inadequado", alertou. 

   Já o comandante do 34º BPM, informou que Esteio tem o menor índice de criminalidade da Região Metropololitana e melhor relação PM e comunidade. "Temos 18, entre viaturas e motos fazendo a ronda em Esteio e, à noite, seis viaturas fazendo o policiamento", disse. O Major Lopes solicitou que a comunidade utilize o 190 para denúncias. "Precisamos da informação para fazer a repressão sobre o crime que está ocorrendo", falou. Lopes também informou que posto da BM, instalado há alguns anos no bairro, passará a ser uma base do Pelotão de Policiamento Comunitário da região, a partir da primeira  quinzena de outubro. "Passará a ter uma gestão administrativa, com um tenente da BM, atendendo a comunidade nas necessidades,  no planejamento, com três viaturas, aproximando a comunidade", afirmou.

    Durante a atividade, a invernada adulta do CTG Chama Nativa fez apresentação artística relativa à Semana Farroupilha.  (Texto e foto: Terezinha Bobsin)

Nenhum comentário: