domingo, 28 de abril de 2013

Esteio: Influenza foi tema na Tribuna Popular

Maria Ceci Botelho representante da Vigilância em Saúde de Esteio


Esteio: Influenza foi tema na Tribuna Popular

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira(15) em todo o país. Em Esteio, a meta é imunizar 30 mil pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde e doentes crônicos. A informação é da representante da Vigilância em Saúde, Maria Ceci Botelho, que esteve dia 16, utilizando a Tribuna Popular, a pedido do vereador Leonardo Pascoal(PP), na Câmara de Vereadores. De acordo com a Vigilância, chegaram até o momento no município, seis mil doses.

   Além das unidades de saúde com sala de vacinação, que estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a vacina também estará disponível, das 9h às 17h, na Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo), no Hipermercado Big, na Morada de Esteio I e nas unidades de saúde Ezequiel, Pedreira e Esperança. Uma das novidades é a inclusão de mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação. "Outra mudança vai possibilitar que pessoas com doenças crônicas tenham acesso à vacina por meio de postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da imunização", disse.

    A campanha segue até o dia 26 de abril. No próximo sábado, 20, todas as Unidades de Saúde vão funcionar para um dia de mobilização. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e só é contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo. A dose, segundo a pasta, contém o vírus em sua forma inativa, e não há risco de uma pessoa contrair gripe em razão da imunização.(Terezinha Bobsin)





Nenhum comentário: