domingo, 28 de abril de 2013

Brigada Militar anuncia Policiamento Comunitário no bairro Novo Esteio



A partir deste mês  será implantado o projeto Policiamento Comunitário, onde três policiais serão residentes no bairro.

O comandante do 34º BPM, Andreis Dal Lago, anunciou no início deste mês, durante  a audiência pública  na Câmara de Vereadores, que tratou sobre o problema de insegurança no Bairro Novo Esteio,  que a partir deste mês  será implantado o projeto Policiamento Comunitário, onde três policiais serão residentes no bairro. O pedido da audiência foi da  Comissão de Segurança Pública, integrada pelos vereadores Felipe Costella(PMDB), Beatriz Lopes (PT) e Jane Battistello(PDT), depois que a comunidade local, assustada com uma onda de assaltos que vêm se agravando, levou a reclamação à Câmara de Vereadores.  

    Conforme o comandante em 19 de abril 32 novos soldados integrarão o  Comando de Esteio. "Destes, três serão deslocados para o bairro Novo Esteio", garantiu.  Dal Lago também explicou que não há previsão a reabertura do posto localizado próximo ao Parque de Exposições Assis Brasil. "Achamos importante que o policiamento seja intensivo com constantes rondas no bairro", ressaltou. 

     Na oportunidade, os moradores informaram que  no último mês quase todos os estabelecimentos comerciais do bairro foram alvo de criminosos. Eles relataram situações de assalto à mão armada, agressões físicas e até ação com reféns. Os comerciantes alegam que o acesso às obras da BR 448 pela avenida Celina Kroeff,  vem sendo rota de fuga para os criminosos e que a situação fica ainda pior quando escurece. 

    O secretário de Obras, José Luiz da Silva destacou que realizou um levantamento das lâmpadas queimadas e constatou que são, ao todo, 15. "Estamos providenciando as trocas".  Já o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt, afirmou que serão instaladas câmeras de monitoramento nos bairros Novo Esteio e Vila Osório em breve. O comerciante Amauri Postringer disse que os moradores buscam uma sensação de segurança. " Estamos trabalhando co medo", falou.  O comandante solicitou que a comunidade utilize o 190 para denuncias e peça a identificação do soldado no momento do atendimento.

    Participaram da audiência os moradores e comerciantes do Centro e  Três Portos, além dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira(PT), Harri Zanoni(PSB), Rafael Figliero(PTB), Jaime da Rosa(PSB) e Marcelo Kohlrausch(PDT). A secretaria de Assitência Social e a Policia Civil não compareceram. (Terezinha Bobsin)



Nenhum comentário: