sábado, 3 de novembro de 2012

Cemitérios Municipal e Evangélico de Esteio têm movimentação tranquila no dia de Finados



No Dia de Finados grande parte da população esteiense elogiou o desempenho dos funcionários do Cemitério Municipal, mas reclamou da administração de Esteio.

A população de Esteio esteve nos dois cemitérios visitando os túmulos de seus entes queridos.
A comunidade registrou a negligência da administração municipal de Esteio, pela ausência dos guardas municipais e agentes de fiscalização de trânsito, no esquema especial de segurança no cemitério e imediações.

O eficiente trabalho da Brigada Militar de Esteio contribuiu para a tranquilidade da população e não houve problemas de segurança ou de acesso ao local.

Os cultos e as missas foram realizadas na sombra de árvores e nos corredores das câmaras mortuárias, devido ao sol e calor intenso. Neste ano não havia toldo de proteção para as pessoas que participaram das cerimônias religiosas em homenagem aos mortos.

Cemitério de Esteio têm movimentação tranquila no Dia de Finados, mas grande parte da população elogiou o desempenho dos funcionários e reclamou da administração municipal.


A visitação aos cemitérios, municipal e evangélico de Esteio no feriado de Finados ocorreu sem dificuldades e a movimentação, com a presença da Brigada Militar, foi tranquila. A segurança foi reforçada pelos policiais militares e várias viaturas, entre elas moto home, automóveis, camionetas e motocicletas. 

A comunidade registrou a negligência da administração municipal de Esteio, pela ausência dos guardas municipais e agentes de fiscalização de trânsito, no esquema especial de segurança no cemitério e imediações. O eficiente trabalho da Brigada Militar de Esteio contribuiu para a tranquilidade da população e não houve problemas de segurança ou de acesso ao local.


Faltou cobertura solar para fiéis no Cemitério Municipal de Esteio. As missas e os cultos religiosos em homenagem ao Dia de Finados, apesar do sol forte, reuniram centenas de pessoas à sombra de árvores. O descaso da Prefeitura foi impressionante.
Durante as missas em homenagem aos mortos e sob sol intenso, fiéis espalhados pelo cemitério, procuravam um lugar à sombra.
O que não faltou no Dia de Finados foi muito empenho e dedicação dos funcionários do Cemitério Municipal de Esteio que orientaram a todos com paciência, profissionalismo e educação.


Grupo musical interpreta músicas sacras ligadas às tradições e ao rito das cerimônias da Igreja Católica, acompanhado as missas no sentido litúrgico original.

Durante os cinco cultos religiosos, sob sol intenso os fiéis procuravam um lugar à sombra. O descaso da Prefeitura de Esteio foi impressionante.


A tradicional missa e culto evangélico campal, em homenagem ao Dia dos Finados reuniu centenas de pessoas que compareceram para orar pelos seus entes queridos mortos.

Milhares de esteienses visitaram os cemitérios, municipal e evangélico, em Esteio, nesta sexta-feira (1), no Dia de Finados. Este ano quem faltou foi alguns conhecidos políticos.
Missas e cultos em homenagem ao Dia de Finados, apesar do sol forte, reuniu centenas de pessoas, no Cemitério Municipal 2 de Novembro, em Esteio
Faltou cobertura solar para fiéis durante as missas e cultos religiosos no cemitério municipal de Esteio. O descaso da Prefeitura de Esteio foi impressionante.

Neste ano as cerimônias religiosas aconteceram improvisadas em baixo de árvores e nos corredores das capelas devido ao calor intenso, porque a Prefeitura de Esteio não providenciou lonas de proteção.


Faltou cobertura solar para fiéis durante as missas e cultos religiosos no cemitério municipal de Esteio.

Missas e cultos em homenagem ao Dia de Finados, apesar do sol forte, reuniu centenas de pessoas, no Cemitério Municipal 2 de Novembro, em Esteio.

A tradicional missa e culto evangélico campal, em homenagem ao Dia dos Finados reuniu centenas de pessoas que compareceram para orar pelos seus entes queridos mortos. Foram realizadas três missas (católicas) e dois cultos (evangélicos), mas neste ano as cerimônias religiosas aconteceram improvisadas em baixo de árvores e nos corredores das capelas devido ao calor intenso, porque a Prefeitura de Esteio não providenciou lonas de proteção. Os fiéis reclamaram do descaso da Administração Municipal de Esteio: “O Dia de Finados deveria acontecer durante o período eleitoral, certamente não faltaria nada...”, diziam.

Milhares de esteienses que visitaram os cemitérios, municipal e evangélico, em Esteio, nesta sexta-feira (2), no Dia de Finados notaram a ausência de alguns serviços públicos. No local não foram encontrados lixeiras e tonéis coletores de lixo a disposição dos floristas e usuários. O mais curioso é que neste ano, no Dia de Finados, alguns conhecidos políticos esteienses também não foram encontrados.

A grande maioria de nossos políticos, inclusive os eleitos, excepcionalmente não prestigiaram as missas e os cultos que sempre reúne a população esteiense. A ausência deles, logo após o período eleitoral,  foi notada por grande parte da população que esteve no cemitério de Esteio visitando os túmulos de seus entes queridos.

O que não faltou foi muito empenho e dedicação dos funcionários do cemitério que orientaram a todos com paciência, profissionalismo e educação. Segundo informações compareceram ao trabalho sem receber em dia as horas extras do mês anterior, mas com a promessa de dias melhores, em folha suplementar,  na próxima semana.

Um dos maiores maiores empecilhos durante o Dia de Finados, foi que muitas pessoas não conseguiam encontrar o local onde seus familiares ou amigos foram sepultados, pois não sabiam a quadra nem o número. No Cemitério Municipal de Esteio, felizmente os visitantes não tiveram dificuldade para achar os túmulos, pois funcionários localizavam em mapas, livros de registros, computadores e acompanhavam as pessoas até o local.

Faltaram os banheiros públicos no cemitério municipal de Esteio no Dia de Finados.

No Dia de Finados de 2012, faltou iniciativa da Prefeitura de Esteio para investir e garantir dignidade às pessoas. 

È uma vergonha, mas o nosso cemitério municipal não tem banheiro público disponível para os visitantes. Para amenizar o problema, primeiramente foi utilizado o sanitário da câmara mortuária (capela) “B”, mas devido a realização da missa no local, foi utilizado o sanitários da câmara mortuária (Capela) “A” e um de uso exclusivo dos funcionários. A prefeitura, neste ano, utilizou somente dois pequenos sanitários; um da câmara mortuária e outro dos funcinários que não foi suficiente. A prefeitura não providenciou o aluguel e instalação de “banheiros químicos”, como nos anos anteriores, por falta de dinheiro, dizem. 

A falta de caminhão-pipa foi o problema d'água no cemitério municipal de Esteio

Na semana destinada a reformas e limpeza nos túmulos e no Dia de Finados, o mínimo que se esperava, devido à multidão que visitou o Cemitério Municipal de Esteio, era além da água disponível nas torneiras, o caminhão-pipa para tal. Mas não foi o que aconteceu, quando várias famílias foram até o cemitério. Os visitantes formaram grandes filas, ficaram ao sol escaldante, de balde e vassoura nas mãos, esperando pela pouca quantidade de água das torneiras


Pessoas percorreram as ruas dos cemitério, caminhando longos trechos carregando baldes na retirada da água nas torneiras. Maria Luiza de Azevedo saiu de Porto Alegre para fazer a limpeza no túmulo de sua mãe e foi obrigada a entrar em uma fila enorme.  “No ano passado usei a água do caminhão-pipa e consegui limpar tudo, mas hoje para mim foi diferente, não sei das outras pessoas que não querem enfrentar as filas", disse. Nesta época, pode ocorrer falta de água no cemitério, uma vez que o consumo é muito grande, devido à demanda de pessoas que vão lavar os túmulos. As torneiras disponíveis não atenderam a demanda e uma boa alternativa seria  a prefeitura usar o caminhão-pipa.



A tradição de levar flores para os cemitérios em Esteio no Dia de Finados está enfraquecendo muito nos últimos anos.

Floristas do Município de Esteio aproveitam o Dia de Finados para aumentar o número de vendas.
Vários Floricultores se queixaram da baixa das vendas no Dia de Finados que sempre movimentou o comércio de flores em Esteio.

O espaço em frente do Cemitério Municipal 2 de Novembro torna-se todos os anos, ponto de exposição dos produtos, em mais de 20 barracas de flores espalhadas no passeio público, para atender as  pessoas que não têm tempo de comprar flores com antecedência

Grande parte da população esteiense elogiou o desempenho dos funcionários do cemitério, mas reclamou da administração municipal de Esteio.

Floristas do Município de Esteio aproveitam o Dia de Finados para tentar aumentar o número de vendas. Faltou os tonéis utilizados como lixeira e funcionários para recolher o lixo descartado pelos floristas e visitantes.

Vários Floricultores se queixaram da baixa das vendas no Dia de Finados que sempre movimentou o comércio de flores em Esteio.


Em 2012, a tradição de levar flores para os cemitérios de Esteio no dia de Finados caiu muito e pelo que parece, nos últimos anos está enfraquecendo. 


Floristas do município de Esteio aproveitam o Dia de Finados para aumentar o número de vendas. O espaço em frente do Cemitério Municipal 2 de Novembro torna-se todos os anos, ponto de exposição dos produtos, em mais de 20 barracas de flores espalhadas no passeio público, para atender as  pessoas que não têm tempo de comprar flores com antecedência e deixam para a última hora, em frente ao cemitério, onde as ruas são interditadas para facilitar o trânsito de pedestres.

 Vários Floricultores se queixaram da baixa das vendas no Dia de Finados que sempre movimentou o comércio de flores em Esteio. “São mais de 20 barracas de flores em frente ao Cemitério Municipal 2 de Novembro no Dia de Finados que sempre representava boas vendas para nós, mas até agora o movimento está muito fraco”, diz florista.


 "yo no creo en brujas, pero que las hay las hay"
Para não dar asas a sua fértil imaginação de ficar vendo e acreditando em “coisas estranhas” no cemitério, como explica um visitante que não quis se identificar, a solução é não acreditar em tudo que as pessoas dizem. “Assombração de fantasma eu nunca vi, então pode ser tudo mentira, mas faltar caminhão-pipa, lixeiras, funcionários para recolher o lixo, guardas municipais, agentes para orientar e fiscalizar o trânsito, toldo de proteção para as pessoas que participaram da missa ou culto e banheiros químicos, ninguém me contou, eu vi no Dia de Finados no Cemitério Municipal de Esteio. Ficar aqui pensando o que aconteceu é uma verdadeira assombração que só atrapalhou a minha vida no Dia dos Mortos”, ironizou.

O Dia de Finados nasceu na Igreja Católica no século IX com um dia de oração por todos os monges mortos, depois o papa estendeu para toda a igreja. Na data famílias inteiras mobilizadas rezam em torno da sepultura em homenagem aos seus entes queridos que já morreram.





Nenhum comentário: