sexta-feira, 4 de março de 2011

Vândalos depredam cemitério Municipal de Esteio








 Mais de 2000 sepulturas foram destruídas por vândalos nos últimos 2 anos no Cemitério Municipal 2 de Novembro de Esteio.

Mais de 2000 sepulturas foram destruídas por vândalos no Cemitério Municipal 2 de Novembro, em Esteio. Em uma delas, moram alguns sem teto, que não foram beneficiados pelo programa “Minha Casa Minha Vida”, da cidade que quer ser mais humana. Mas, o problema maior não é só este e, sim, a precariedade do local, além da falta de segurança na área, a falta de manutenção das edificações oferece perigo a população. 

Ladrões furtam molduras em metal para comprar drogas e jogam fora fotografias arrancadas dos túmulos no Cemitério Municipal de Esteio.


Centenas de fotografias abandonadas pelos ladrões após o furto das molduras.

Sem muro ou cerca de proteção, grande parte da área tomada por mato serve como abrigo para marginais. Sem policiamento no cemitério, os vândalos destroem os túmulos, viciados fumam maconha, bebem, dormem, tomam banho e usam outras drogas. Quando são repreendidos, presos ou expulsos do local, eles ameaçam os funcionários do cemitério e voltam para depredar os túmulos.




Fotos capturadas dia 05/3/2011, no Cemitério Municipal 2 de Novembro, em Esteio.

A grande maioria das sepulturas já foi quebrada por vândalos que usam o cemitério para dormir, beber e se drogarem. Quando a equipe de reportagem do clíck indiscreto do dia-a-dia chegou ao cemitério pode constatar que a ferrugem está corroendo as estruturas dos prédios, que por fabsoluta alta de manutenção poderá cair.

Apesar de parecer abandonado, o cemitério de Esteio mantém algumas sepulturas que são visitadas, limpas com frequência e bem conservadas. Mas, a pessoas ficam surpresas ao ver o estado dos jazigos que foram saqueados e danificados por vândalos.

Letras, números, molduras, argolas em metal além de alguns detalhes feitos em granito e as tampas de alguns dos túmulos em mármore foram  arrancadas. As ruas nas imediações do cemitério são perigosas, principalmente à noite, não há policiamento e o local é chamado de “fumódromo”, um dentro do cemitério e dois no passeio público, com direto até a banquinho.








Funcionários reconhecem os graves problemas do cemitério e sabem que os delinquentes, roubam, compram, vendem e usam drogas dentro do cemitério, mas o que é pior, isso ocorre em plena luz do dia. À noite os problemas ainda são piores, dizem. Durante o dia, funcionários da Guarda Municipal fazem a segurança, às vezes, a Brigada Militar também passa por lá.

Sobre as depredações nas sepulturas, a diretora do cemitério afirma que já registrou vários boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia da cidade. Até hoje os peritos não compareceram ao local, para perícia.


Veja abaixo as fotos que mostram o péssimo estado de conservação das edificações do Cemitério Municipal 2 de Novembro de Esteio.



A total falta de  manutenção demonstra o descaso da Secretaria Municipal de Obras pelo Cemitério de Esteio, nestes últimos anos.







Qual é o valor do orçamento previsto em 2010, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores para o Cemitério Municipal 2 de Novembro e quanto foi aplicado lá até o mês de dezembro?





As fotos acima foram capuradas dia 05/3/2011, no Cemitério Municipal 2 de Novembro em Esteio.




Nenhum comentário: