sábado, 12 de março de 2011

O problema continua: idosos e deficientes físicos têm dificuldade para estacionar no centro de Esteio


O adesivo com o símbolo do cadeirante, o "Cartão do Idoso" e as placas de sinalização de trânsito, que autorizam o estacionamento em vagas reservadas, ultimamente em Esteio estão sendo substituídas pelo desrespeito de alguns motoristas, empresas, poder público e com um pequeno detalhe: eles valem em todo o País, menos por aqui.

Quando o Conselho Nacional de Trânsito decidiu disciplinar o uso das vagas especiais para idosos em todo País, segundo “O Trânsito Gentil”, somente pessoas cadastradas e identificadas poderiam estacionar nesses locais. Na oportunidade a notícia foi recebida com entusiasmo pelos esteienses, mas até hoje, em Esteio a preferência exclusiva ainda não funciona. Idosos e pessoas com deficiência que têm necessidade para encontrar um lugar para estacionar, ainda continuam esperando para terem os seus direitos respeitados por aqui.

Caçamba fotografada dia 11/3/2011, em Esteio.

Não é de hoje que constatamos o problema do estacionamento irregular de caçambas no Município de Esteio. No passeio público elas continuam impedindo a acessibilidade dos pedestres. Algumas caçambas chegam a ficar vários dias estacionados em locais proibidos, prejudicando a circulação das pessoas.

É preocupante quando constatamos que a Prefeitura de Esteio não tem condição para notificar algumas empresas que estacionam suas caçambas na via pública, em locais proibidos.  Os fiscais deveriam notificar as empresas irresponsáveis, afinal existe a legislação que deve ser respeitada por todos.

Nos últimos anos, algumas caçambas e contêineres têm causado transtornos seríssimos, principalmente quando estacionados em locais proibidos, sem sinalização e com entulho acima da sua capacidade de carga. A população espera que a Prefeitura de Esteio possa oferecer um pouco mais de tranquilidade ao trânsito, fazendo ações junto às empresas a fim de beneficiar a população.

Caçamba fotografada dia 8/3/2011, em Esteio.
Caçamba fotografada dia 11/3/2011, em Esteio.
O Clíck indiscreto do dia-a-dia tem recebido inúmeras denúncias de vários bairros da cidade, com reclamações referentes as caçambas, estacionadas em locais proibidos, causando transtorno aos moradores. Todos reconhecemos que as caçambas e o contêineres são úteis e necessários, mas precisamos organizar o sistema de recolhimento, destino final do lixo e estacionamento em nosso Município.


Fotos capturadas em Esteio - arquivo Click indiscreto do dia-a-dia
Os contêineres e as caçambas mal estacionadas podem trazer riscos para a população, então deveriam ser regulamentados por lei municipal obrigando a pintura com identificação da empresa e faixas reflexivas para facilitar a visualização, principalmente à noite, a fim de evitar acidentes. O local e os horários onde os equipamentos ficam estacionados também deveriam ser adequados. A população esteiense espera que o poder público encontre uma saída para solucionar o problema.

Segundo informações, “em alguns Estados brasileiros as caçambas e os contêineres são considerados como um veículo e por esse motivo, podem ficar em locais onde o estacionamento é permitido, inclusive, ocupando espaço na calçada, desde que observe um espaço que fique livre para a passagem de pedestres e cadeirantes”, dizem.

Conforme a Resolução nº 303, de 18 de dezembro de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, a autorização especial para estacionamento em vagas sinalizadas com a legenda “idoso”. É uma autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos ou que os transportem, nas vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim.

 Fotos capturadas dia 11/3/2011, em Esteio.
Será que vale, se alguém colocar o Cartão do Idoso na caçamba, só pra "quebrar o galho"?











Nenhum comentário: