terça-feira, 1 de março de 2011

Chuvas de verão revelam que Esteio é a cidade dos bueiros entupidos. Imaginem como será no inverno.






Mesmo com o esforço da Prefeitura na área de saneamento, a cidade continua tendo sérios problemas para o escoamento de água das chuvas. A mim me parece que não há técnicos, equipamentos e muito menos pessoal suficiente para solucionar o problema.
 
A obra realizada na Avenida Pery Fagundes, no bairro Osório que demorou vários anos para ser iniciada. Foram muitos projetos, orçamentos, manutenção e consertos. Hoje, ela completa dois aninhos de aniversário sem provocar nenhuma alteração no bueiro que, além de não funcionar, ainda destrói o asfalto da avenida. ONa época, o projeto foi anunciado pela administração como a redenção do problema da gestão de escoamento de água das chuvas pela drenagem, mas nada mudou até agora.

Há pelo menos dois anos que a Prefeitura de Esteio lida com o crônico problema do bueiro da Pery Fagundes. Ele ainda fica mais evidente em períodos chuvosos, quando em apenas alguns minutos de chuva intensa, tornam visíveis os efeitos da falta de uma boa política para a drenagem no Município. Não deve haver equipamentos e materiais suficientes, porque até hoje o bueiro (como mau exemplo) continua lá, “comendo” tempo, dinheiro e material, na mesma situação e no mesmo local. Agora, parece que foi abandonado e sem a menor sinalização de trânsito.




 Obra que nunca deu certo continua abandonada.
Em Esteio é fácil encontrar bueiros quebrados, sem tampa, cheios de lixo e que, de tão entupidos, já não servem para mais nada. Alguns bueiros armazenam caliça, pedras e britas de obra privada, outros estão entupidos por detritos jogados pela população, neles a água passa por cima, direto até um bueiro que consiga escoar a água com toda a sujeira que encontra pelo caminho até os arroios Esteio, Sapucaia e o Rio dos Sinos.



Na Avenida Pery Fagundes, bairro Osório em Esteio, pelo que parece existe um problema sem solução
A equipe responsável pela limpeza urbana e a contratada para desentupir bueiros tem poucos funcionários, mas o problema é tão grande e o serviço é tanto que precisariam de campanhas de conscientização, a fim de evitar que o lixo seja jogado nas ruas, mais equipamentos, técnicas de engenharia e servidores para solucionar o problema que preocupa e prejudica toda população. 



Nenhum comentário: