quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lixo de vias e lugares públicos em Esteio afetam o meio ambiente e a saúde pública

O lixo descartado na via pública em Esteio não tem dispensado a devida atenção do governo municipal, para evitar o impacto ambiental que alguns tipos de lixo podem causar,  trazendo danos irreparáveis ao meio ambiente.
 
Moradores de Esteio diariamente procuram a equipe do Clíck indiscreto do dia-a-dia para demonstrar a insatisfação com Prefeitura de Esteio. A maioria prefere não falar nem se identificar, mas denunciam o lixo depositado e conservado em terrenos baldios, inclusive pertencentes ao município, nos bairros, nas avenidas principais da cidade. 
 
A nossa equipe esteve na maioria dos locais e constatou a sujeira. Catadores de materiais para reciclagem passam o dia juntando o lixo em grande quantidade. A população em geral está insatisfeita com a atitude da administração municipal que não estava fazendo o trabalho satisfatório de limpeza da cidade. A decepção continua, com a falta de cuidado de muitos proprietários de terrenos baldios (que não são notificados pela municipalidade), que não se limpam o terreno, não recolhem o lixo do local.

Mas triste mesmo é constatar que algumas pessoas aproveitam os terrenos baldios, praças e a via pública para jogar toda a sujeira. Garrafas pet, animais mortos, pneus, papéis de todo o tipo e tamanho, plástico, latinhas e lâmpadas. Quem joga lixo no meio ambiente, merece uma aula de educação.

Não adianta a Prefeitura de Esteio realizar campanhas para incentivar a população a colocar o lixo no lugar certo (na lixeira), para que a cidade  não fique  suja e os bueiros entupidos, se não disponibiliza  lixeiras ou contêineres para a população cumprir com estas orientações.

"A Lei 11445/07 garante ao cidadão condições mínimas de saneamento básico, incluindo esgotamento sanitário, limpeza urbana e retirada de lixo de vias e lugares públicos que afetam a proteção do meio ambiente e a saúde pública."

Nenhum comentário: