segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sinalização regulamentar de trânsito desorienta motoristas








Nada mais incrível que observar placas de trânsito - sinais regulamentares - espalhados pela cidade de Esteio. Você sempre descobre coisas novas.

Os setores de fiscalização da prefeitura de Esteio precisam agir com mais rigor no que diz respeito à poluição visual e ao espaço público, principalmente com a chegada do Natal 2009, mas primeiro deveria dar bons exemplos a população, impedindo a confusão de placas de trânsito que desorienta, ou melhor, confunde os motoristas que transitam pela cidade. Existem placas que estão indicando ou advertindo para uma situação que não existe. Algumas placas de sinalização de trânsito estão pregadas em postes de iluminação pública, outras amarradas em árvores. Pode?

Nas fotos acima, apresentamos duas placas que encontramos na Rua Garibaldi na esquina com a Rua Fernando Ferrari. Uma indica trânsito em dois sentidos e a outra “Rua sem saída”. Todos esteienses sabem que a Rua Garibaldi, neste trecho, entre a Rua Fernando Ferrari e Avenida Presidente Vargas o trânsito não é em um único sentidos e muito menos “Rua sem fim”, mas as placas estão lá, paradinhas, "plantadas no chão, confundindo os motoristas. (Sic...)

Será que as placas de trânsito na Rua Garibaldi - " a rua coberta" - seriam para ser utilizadas somente nos dias em que a prefeitura interdita a rua para alguma atividade cultural?

Outras fotos curiosas são as placas indicando as paradas de ônibus ou taxi lotação que estão amarradas (com arame), nas árvores ou pregada nos postes, uma inclusive... bem na esquina e defronte a Casa Municipal de Cultura Lufredira Araújo Gaya tem um suporte de sinalização sem nenhuma placa. Dá pra entender?

Segundo a resolução 160/04 (CONTRAN) "a sinalização vertical é um sistema sa sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e , eventualmente, váriáveis, através de legendas e/ou simbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos. As sinalizações de regulamentação tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias... "

Nenhum comentário: