segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O lixo descartado na via pública em Esteio é um problema ainda sem solução








O primeiro ano da atual administração municipal de Esteio está chegando ao seu final e as imagens do lixo espalhado pela cidade se misturam entre as poucas belezas naturais que ainda existem. Infelizmente o descarte inadequado de lixo doméstico, por aqui ainda está sem solução.

Para a maioria dos esteienses que não saem de casa regularmente, que não transitam pelos bairros e vilas ou não tem um olhar mais aguçado do seu redor, não se dá conta do tamanho do problema do lixo espalhado, inclusive no centro da cidade. As imagens mostradas no Clíck indiscreto do dia-a-dia durante o ano de 2009 mostram a realidade, mas não chegam nem perto de apresentar a totalidade do que está ocorrendo com o precário serviço limpeza urbana , meio ambiente e vigilância em saúde de Esteio.

Primeiro nós não temos um aterro sanitário e aqui no município temos o agravante de que o lixo produzido é muitas vezes descartado na via pública ou terrenos baldios, por pessoas teoricamente com alguma cultura, boa posição social e situação financeira privilegiada. Imagine a outra parcela da população que muitas vezes não tiveram a chance de concluir o ensino fundamental, são pobres e tem que conviver no meio do lixo depositado pelos outros.

O descarte inadequado do lixo doméstico é um problema ainda sem solução para a prefeitura de Esteio. O lixo abandonado clandestinamente gera mau cheiro, proliferam insetos e roedores diversos e os animais mortos transmitem vários tipos de doenças. Basta qualquer chuva e todo esse lixo vai entupir os bueiros, causando várias inundações.

Esteienses estão indignados com a situação do lixo, principalmente nas Barreiras: “Somos lembrados por políticos incopetentes que vem atrás do nosso voto, mas depois de eleitos não lembram dos nossos problemas”, desabafou Luiz Carlos Arruda (52), natural de Esteio e concluiu dizendo que a secretaria de limpeza urbana, os fiscais da saúde e do meio ambiente não resolvem o problema.

Nenhum comentário: