segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Em Esteio, motoristas estacionam impunemente em cima das calçadas, em locais proibidos e alguns dizem que: "Não dá nada!".









Estacionar veículos em cima da calçada é uma prática comum em Esteio. Em diversos bairros e no centro da cidade nos deparamos com a irresponsabilidade de alguns motoristas que impunemente, prejudicam o livre trânsito dos pedestres.

A população esteiense (principalmente os pedestres), estão ficando cansados de observar diariamente placas de sinalização de trânsito sendo desrespeitadas, veículos ultrapassando sinal vermelho, motoristas não dando prioridade aos pedestres, trafegando dentro da faixa na contra-mão, estacionando em cima do passeio público, excedendo o limite de velocidade estipulado para a zona urbana, não usando cinto de segurança, falando ao celular e dirigindo. JustificarUltimamente, cumprir as regras básicas de segurança no trânsito que deveria ser uma regra, em Esteio há agora está virando exceção, nem os veículos “chapas brancas” ou dos agentes responsáveis respeitam as leis. Vejam as postagens anteriores.

Andar nas calçadas na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul pode se tornar uma perigosa aventura. É que, uma grande parte dos motoristas simplesmente despreza a sinalização e impunemente estacionam em cima das calçadas. Na maior cara de pau, alguns afirmam: “Aqui não dá nada!”. E continuam cometendo também outras infrações graves. É comum, por exemplo, carros oficiais cometendo várias imprudências no trânsito, inclusive os que estão a serviço do próprio trânsito. Enquanto em alguns municípios da nossa região os motoristas infratores são censurados, até por outros cidadãos, aqui em Esteio há inversão de valores. Quem respeita a lei é que pode contar com a reprovação ostensiva até de alguns agentes.
Estacionar em lugar não permitido, por exemplo, em cima das calçadas, sem o menor motivo ou necessidade, parece ser o hábito preferido de muitos motoristas esteienses. Chega a ser irritante ver que a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Esteio não toma uma atitude. Aliás, ás vezes toma, mas contra quem critica o seu trabalho, Fala-se muito por aqui em direito de ir e vir, mas a comunidade que não respeita suas próprias leis, inclusive as de trânsito, não é uma sociedade livre. Com o fragrante desrespeito as leis de trânsito, agora temos apenas uma certeza: precisamos com urgência de mais educação básica para os motoristas e qualificação de qualidade para os agentes de trânsito.

Muitos esteienses já estão com saudade dos tempos quando a Brigada Militar era totalmente responsável pela segurança do trânsito na cidade e acreditam que não podem mais depender apenas de agentes municipais de trânsito para fiscalização. Do jeito que anda a coisa, necessitamos de mais campanhas educativas, câmeras de vigilância, controladores eletrônicos e radares como aliados da Brigada Militar nessa tarefa de (verdadeira) fiscalização que já deveria fazer parte do nosso dia-dia.

Nenhum comentário: