O lixo doméstico deveria ser recolhido pela municipalidade e os entulhos removidos às custas dos inquilinos ou proprietários, para locais determinados pelo poder público. Os entulhos quando expostos nas vias públicas, além de atrapalhar o trânsito, eles deixam a cidade com um péssimo visual e os infratores estão sujeitos a multas.
O lixão da Rua Bento Gonçalves (fotos, dia 24/11/2009), em Esteio representa o descaso da prefeitura de Esteio com a comunidade que paga seus impostos. No local são depositados “clandestinamente” materiais eletrônicos, pneus, vidros, móveis, animais mortos, entre outros resíduos domésticos e industriais. No local existe uma grande quantidade de água podre, misturada ao lixo, que além de gerar um cheiro insuportável atrai moscas, mosquitos, baratas, ratos...
A prefeitura de Esteio deveria identificar os locais onde estão os depósitos clandestinos de lixo e orientar os proprietários dos imóveis para o procedimento correto, autuar as pessoas que jogam lixo e entulho nas calçadas, nas ruas, terrenos baldios e praças. Os fiscais municipais deveriam orientar os proprietários e inquilinos sobre as penalidades previstas no Código de Postura do Município, cabendo aplicação de multas para os infratores. Também deveria ser fiscalizada a utilização inadequada das calçadas para depósito de materiais de construção, expositores de produtos, estacionamento de veículos, com o objetivo de permitir o trânsito de pedestres e deixar a cidade mais bonita e mais organizada. Por isto estamos certos de que a maioria da comunidade vai entender e colaborar com a fiscalização, o dia em que ela existir, digo, atuar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário