quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lixo na via pública em Esteio: o problema continua...







Moradores de Esteio denunciaram ao Clíck indiscreto do dia-a-dia o mal estar causado pelo constante acúmulo de lixo em diversas ruas do município, que é jogado por pessoas de diversos lugares que vão até os locais para descartar pneus, materiais eletrônicos, animais mortos, restos de lixo doméstico contendo alimentos estragados e lixo de todo tipo, provocando transtornos e trazendo riscos a quem mora nas proximidades.

A Prefeitura de Esteio disponibiliza o recolhimento do lixo em dias alternados em alguns bairros, mas os moradores e os Carroceiros ainda insistem em jogar lixo em via pública, encher os terrenos baldios e as calçadas de lixo doméstico, poda de árvore e entulho. O problema do lixo e da contaminação do meio ambiente é que a fiscalização não faz a população cumprir a lei. Afinal, no fim das contas por aqui tudo pode ainda mais que as eleições já estão aí.

Descartar lixo na via pública na cidade de Esteio é uma proibição entre diversas outras que consta da legislação, municipal, estadual e federal, aprovada pela Lei, com penalidade e vale também para quem queimar lixo, mesmo nos próprios quintais em quantidade capaz de molestar a vizinhança.

Para a comunidade esteiense resta agora saber o interesse e a disposição da administração municipal, em colocar em prática o que está estabelecido pela Lei. O Clíck indiscreto do dia-a-dia está colaborando com a fiscalização, ajudando na divulgação dos lixões e de outros pontos da referida lei que não é respeitada.

O município está cheio de lixo por todos os lados e não é por falta de coleta, mas por falta de educação de algumas pessoas e de fiscalização. Além da sujeira e do mau cheiro, o lixo descartado de forma irregular oferece sérios riscos de contaminação. As moscas e a cachorrada que anda solta pelas ruas de Esteio têm o dia todo pra fazer suas refeições, deixar os restos indesejados espalhados na via publica, que depois correm para o seu destino final, com certeza causando entupimento dos bueiros e provocando alagamentos nos dias de chuva.

Nas fotos os lixões da Vila Barreira, Ruas Bento Gonçalves, Rio Pardo, Santa Rita de Cássia, Celina Kröeff e por aí vai...

Nenhum comentário: