quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lixo está sendo depositado em terrenos baldios, logradouros públicos, arroios e no Rio dos Sinos.





















Os resíduos sólidos oriundos de pequenas reformas, podas de árvores, lixo doméstico e industrial depositado irregularmente em terrenos baldios vêem se constituindo como um grave problema ambiental e têm contribuído para a redução da qualidade de vida na cidade de Esteio.

Para solucionar este problema o Município de Esteio deveria publicar e distribuir folhetos ou cartazes em todas as casas comerciais, indústrias e residências particulares, solicitando aos moradores que abram mão de algumas horas de seus afazeres para colaborar visando à conscientização em prol da limpeza e do paisagismo do centro da cidade, bairro ou vila onde residem.

Infelizmente a Prefeitura que administra muitas secretarias, diretorias e funcionários, não consegue executar o trabalho de orientação e fiscalização a fim de solucionar o problema da limpeza urbana. A comunidade esteiense que já está cansada de esperar não pode continuar esperando pacientemente pela Prefeitura, cada um deve fazer a sua parte.

Em decorrência de fatos reincidentes na maioria dos nossos bairros e vilas, alguns esteienses pedem a atenção das autoridades municipais para que fiscalizem o transporte, impedindo o abandono irregular de lixo na via pública, nos terrenos baldios e arroios. Esperam que os proprietários de terrenos e imóveis abandonados sejam notificados, a fim de tornar a "cidade mais humana" também mais limpa e aprazível. Eles também solicitam a todos, inclusive aos próprios moradores do município, para não contratar carroceiros na retirada de podas de árvores, sujeira, imundice, coisas inúteis, velhas, sem valor, sinônimo de resíduos sólidos, representado por materiais descartados pelas atividades humanas em pequenas e grandes quantidades, constituído também de sobras de alimentos, evitando que estes materiais sejam depositados em terrenos baldios, passagens, logradouros públicos, canteiros centrais das avenidas e principalmente nos arroios e no Rio dos Sinos. A participação de todos é muito importante!

Nenhum comentário: