domingo, 21 de junho de 2009

Extintor de incêndio e componentes no lixo







O abandono ilegal de lixo nas ruas, áreas verdes ou terrenos desocupados é crime, por isto as pessoas ou empresas que descartam ilegalmente no lixo extintores de incêndio, poderão ser responsabilizadas.



O destino final dado aos extintores com prazo de validade vencido, depois de ter seus componentes separados e descaracterizados deverão ser enviados a empresas de reciclagem ambientalmente correta.



Considerando que o extintor de incêndio é composto por diversos materiais: chapa de aço, liga de latão e zamack, plásticos, borrachas e carga de pó o extintor de incêndio está classificado como lixo nocivo entre outros produtos venenosos ou perigosos, como botijão de gás, derivados do petróleo (gasolina, querosene, tiner), tinta, remédio, pilha, fogos de artifício, fósforo, isqueiro e o descarte de extintores de incêndio, deve ser realizado de forma a minimizar os impactos ao meio ambiente.



O
descarte de resíduo de extintores de pó químico seco deverá atender a uma solicitação da ISO 14000. O pó (bicarbonato de Sódio, monofosfato de amônia ou carbonato de potássio), são os principais componentes utilizados regularmente por empresas de serviço de carga e recarga de extintores e não devem ser descartados na via pública, áreas verdes ou terrenos baldios.



Os resíduos de extintores de incêndio descartados periódicamente em Esteio, publicados nos últimos meses pelo Clíck indiscreto, no dia 15/06/2009, foram identificados, através de etiquetas, adesivos, envelopes, por policiais militares, agentes da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, que certamente tomarão as providências necessárias junto à empresa.

Nenhum comentário: