sábado, 31 de dezembro de 2016

Mensagem para o nosso dia-a-dia: O Natal e o Deus Sol

“Quem ignora o passado não vive o presente e compromete o futuro”

Por José Mazzarollo

    O mundo religioso chamado cristão, quase na sua totalidade convencionou comemorar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro. O “quase” fica por conta de uma rara minoria que valoriza em detalhes os escritos bíblicos. A maioria esmagadora não está em nada preocupada se realmente esse foi o dia correto do nascimento de Jesus, nem se Ele recomendou a comemoração e muito menos saber em quais calendários esta data festiva tem alicerces. Ao responder estas três perguntas ficamos um pouco constrangidos em festejar esta data como evento religioso. Se os gregos submetiam ao crivo de três peneiras os temas a serem apreciados, isto é, precisavam ser verdadeiros, ser bons e terem os mesmos necessidade, assim, como muito mais seriedade devemos tratar os rituais religiosos.

José Mazzarollo

   A primeira resposta com relação a data fica comprometida, porque os Evangelhos relatam a visita dos anjos, quando anunciaram o nascimento do Menino a um grupo de pastores que guardavam seus rebanhos à noite: “Havia naquela mesma região pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite” (Lc 2.8). Sem muita dificuldade, podemos concluir que os meses favoráveis ao pastoreio noturno era o verão. O frio do inverno com suas nevascas, impedia a permanência à noite nos campos dos pastores e também os rebanhos precisavam ficar abrigados das baixas temperaturas noturnas. Dezembro é o ápice do inverno nesta região, logo não há natal neste mês. Então o mês mais provável situa-se entre julho e agosto.

“...Mas para os servos de Cristo, não há data marcada para o nascimento, e uma das razões por haver tão poucos cristãos autênticos sobre a face da terra, é esta espera de anos em ano para o seu nascimento. Se Ele não nascer todos os dias em nossos corações, não será no natal que isto acontecerá.,,”

   A segunda pergunta que devemos nos fazer, sempre que tomamos uma decisão espiritual, é quanto a recomendação religiosa daquele a quem nos propomos seguir, se adotamos Jesus Cristo como modelo de vida, nada mais justo do que conhecermos melhor, Seus passos e o comportamento da Igreja apostólica, na qual ficou o autêntico testemunho de fé a todas as nações. Em momento algum a comemoração natalícia aparece nos escritos bíblicos. Nenhum profeta, patriarca, ou apóstolo menciona festejar a data natalícia. Muitas são as comemorações do povo de Israel, as quais o próprio Jesus participou, mas em nenhuma encontramos relatos natalícios. Creio piamente que não foi por esquecimento, mas porque o povo de Deus festeja sempre dentro do todo, e nunca exalta a individualidade.

   A terceira razão também não pode ser ignorada: a história. É na história que resgatamos os valores do presente, quem ignora o passado não vive o presente a compromete o futuro. O dia vinte e cinco de dezembro na história, registra a comemoração pagã ao nascimento do deus sol. O culto aos astros sempre foi prática reprovada por Deus, contudo, esse idólatra procedimento era comum em todas as nações, exceto em Israel. Foi em Roma no quarto século que as imagens e festejos aos múltiplos deuses entro para a igreja, e como festa maior o dia 24 de dezembro até então dedicado ao deus sol, “natalis solis” numa tentativa de acomodar pagãos e cristãos no mesmo credo a data pagã entrou para a igreja dissimulada de santa.

   O problema é que Jesus nunca pediu e nem comemorou qualquer aniversário, tanto que a data na Bíblia é ignorada, Eu sei que a maioria nem se importa com isso, consideram mais a boa intenção, acima da boa ação. Mas para os servos de Cristo, não há data marcada para o nascimento, e uma das razões por haver tão poucos cristãos autênticos sobre a face da terra, é esta espera de ano em ano para o seu nascimento. Se Ele não nascer todos os dias em nossos corações, não será no natal que isto acontecerá. Tomemos como verdade Divina estes conselhos e estará nascendo em nós o verdadeiro Jesus, e uma nova vida brotará em nossa alma para sempre, que Deus nos abençoes a todos com o orvalho do céu.


Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br





Nenhum comentário: