Recentemente tivemos a realização da Semana Farroupilha no Parque Assis Brasil, talvez o único evento que a população de Esteio efetivamente talvez esta semana seja a única oportunidade da população de Esteio usufruir das dependências do Parque.
Infelizmente o temor dos tradicionalistas seja de que não possam no futuro continuar cultuando nossas tradições nas dependências do Parque.
Marcelo Kohlrausch Pereira |
E esta insegurança que se repeti ano após ano, tem um real motivo, não temos qualquer documento ou convênio entre o Estado do Rio Grande do Sul e a prefeitura municipal, que assegure a utilização do espaço, não somente nas comemorações Farroupilhas, mas também no restante do ano que o Parque encontra-se com os portões fechados para Esteio.
Recentemente o governador Sartori, anunciou a concessão de parte da área do parque para uma empresa privada com vigência de 25 anos e investimentos em torno de R$ 16,2 milhões que prevê a construção de um hotel, espaço comercial, agroshopping, centro tecnológico, área de eventos e área institucional.
Todo investimento no parque é bem vinda, mas pergunta é :
A população de Esteio poderá usufruir destes espaços, ou estes investimentos restringiram ainda mais o acesso ao Parque?
Por esta razão questionei a Secretaria de Agricultura e Pecuária sobre este contrato e sobre a garantia dos espaços existentes e a reabertura de espaços perdidos como o Domingo no Parque que proporcionava a população de Esteio usufruir nos finais de semana os espaços para caminhar, tomar chimarrão andar de bicicleta e socializar com os amigos.
Temos que lutar para que estes espaços sejam garantidos, pois Esteio que é conhecida como a Terra da Expointer, não tem qualquer privilégio na utilização do Parque e corre o risco de não ter nada em um futuro próximo.
O Parque Assis Brasil, mais se parece como uma cidade – Estado, um Vaticano encravado nas nossas terras, mas que não nos pertence!
(Marcelo Kohlrausch Pereira - Vereador PDT/Esteio)
(Marcelo Kohlrausch Pereira - Vereador PDT/Esteio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário