sábado, 3 de outubro de 2015

O Combate as enchentes em Esteio

   Recentemente presidi audiência pública da comissão de urbanização na Câmara de Vereadores, quando na ocasião compareceu o Engenheiro da UFRGS Joel, coordenador  do estudo IPH de 2006, que deu origem ao projeto da Av. Beira Arroio.

   Dentre os vários questionamentos que fiz ao representante do IPH destaco os seguintes:

Somente a obra da Beira Arroio resolve o problema das enchentes?

  Engenheiro Joel: “Não, a obra tem um limite se não construírem as bacias de contenção os alagamentos continuarão, dependendo do volume de chuvas e sua intensidade”.

A obra pode refletir negativamente em alguns bairros como, por exemplo a São José?
  
Engenheiro Joel: “Teremos que fazer avaliações in loco, dependemos de um convênio que será firmado com a Prefeitura de Esteio”.

  Este ponto me preocupa e muito o Bairro São José, por exemplo, não pode sofrer as consequências ou reflexos negativos da obra, o Executivo deve procurar alternativas viáveis que impeçam qualquer dano ao bairro em caso de novas enchentes.

A BR 448 funciona como dique de proteção para a cidade de Esteio?
   
Engenheiro Joel: “Em 2008 foram feitos estudos que indicavam, a construção de diques auxiliares e duas casas de bombas junto ao Rio dos Sinos e um reservatório, como nenhuma destas alternativas foi feita a BR 448 não protege a cidade de Esteio”.

   Venho desde antes da sua inauguração afirmando que a BR 448, só funciona como dique negativo, impedindo o escoamento da chuva e retardando a vazão dos Arroios Esteio e Sapucaia, sua concepção de proteção ficou somente no papel em estudos que nunca foram efetivamente aplicados e obras de responsabilidade do governo federal.


Marcelo Kohlrausch
   Av. Beira Arroio, Bacias de contenção, diques auxiliares, casas de bombas, são inúmeras as ações necessárias para que a população de Esteio possa ter tranquilidade diante das chuvas cada vez mais constantes.

   Os valores destes investimentos chegam na casa dos 500 milhões de reais, portanto, sejamos realistas se o Governo Federal e Estadual não colaborarem, ficaremos eternamente vulneráveis e inseguros, pois os cofres municipais não dão conta de tamanho investimento.

   A luta é árdua, a persistência e a união são necessárias, para este longo caminho de luta contra as enchentes em Esteio. (Marcelo Kohlrausch Pereira - Vereador PDT/Esteio)




Nenhum comentário: