sábado, 3 de outubro de 2015

Museu Histórico de Esteio é inaugurado oficialmente

Foto Gabriela Rocha

Com o descerramento da placa, foi 
inaugurado, oficialmente, o Museu Histórico de Esteio. O novo espaço, importante para pesquisas e resgate da história do município, funciona junto à Casa de Cultura.


   A noite do dia 23 foi de emoções e realização de uma das metas da Administração Municipal. Com uma solenidade que começou no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya com a apresentação da Orquestra Jovem do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) e terminou com o descerramento da placa, foi inaugurado, oficialmente, o Museu Histórico de Esteio (MHE). O novo espaço, importante para pesquisas e resgate da história do município, funciona junto à Casa de Cultura, que exatamente há 21 anos foi inaugurada. Posteriormente, com a conclusão da reforma do Seminário Claretiano, deverá se mudar para o novo local.

   Antes de sua fala, o prefeito Gilmar Rinaldi convidou o Grupo Quintanares, formado por alunos do CMEB Flôres da Cunha que recitam poemas de Mário Quintana, para fazer uma homenagem a todos os envolvidos na criação do MHE. “Quero convidar para que venham ao palco todas as pessoas que construíram esse espaço. O Museu Histórico de Esteio é uma reivindicação da comunidade e será muito importante para nossa cidade e vai dar mais qualidade de vida para Esteio, uma das melhores cidades para viver, trabalhar, ter lazer e confraternizar. Agradeço a cada um e cada uma que trabalharam para tornar esse espaço possível”, afirmou.

   Emocionada, a secretária municipal de Arte e Cultura, Ângela Ruas, lembrou do trabalho realizado nos últimos dois anos para a abertura do MHE. “Quando recebemos essa meta da Administração Municipal, nós fomos atrás de pessoas que sabiam fazer museu, fomos pesquisar e estudar sobre o tema. Realizamos seminários, fizemos a escolha do nome pela comunidade e da logomarca em um concurso nas escolas de Esteio. Inscrevemos o MHE no SEM (Sistema Estadual de Museus) e no Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Hoje, nosso MHE é uma realidade e é uma conquista da nossa comunidade para nossa comunidade”, disse.

   Antes da solenidade, que contou com a presença da vereadora Bia Lopes representando a Câmara Municipal de Vereadores, o professor e mestre em História Joel Santana, membro gestor do Grupo Gestor dos Educadores de Museus do Rio Grande do Sul e ex-coordenador do SEM, falou sobre a importância da instituição de um museu para o Município. “Ninguém pode construir futuro sem olhar para sua história. O Museu Histórico de Esteio nasce no primeiro dia da primavera, em meio a Primavera dos Museus que está sendo realizada em todo país e que vem, justamente, para fomentar esse tipo de desabrochar”, comentou.

   A cerimônia,que também abriu a exposição Esteio da cultura, das transformações, das manifestações e do património, contou ainda com a apresentação do grupo Da Pena... de Não Ver, que encenou a peça Bem Vindo ao Museu, e do Coro Municipal de Esteio. (Djalma Corrêa Pacheco - Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Esteio)





Nenhum comentário: