Coro Divisi - Espanha - Foto: Divulgação |
A Orquestra Sinfônica de Gramado abriu a primeira noite do Festival, no dia 21. Todos os
concertos foram realizados na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro),
em São Leopoldo, às 20 horas. Diariamente foram distribuídas senhas a partir das
19h30min no local da apresentação. Com entrada franca.
No dia 22, a Igreja do Relógio recebeu o Trio – Violino, Violão e Acordeon. Na quinta-feira, dia 23, foi a vez do contrabaixista Milton Masciadri, dos Estados Unidos, e amigos. A sexta-feira, dia 24, foi dedicada ao centésimo concerto do projeto MusiCâmara, com a Petite Messe Solennelle, de Rossini. O Festival MusiCâmara encerrou a programação na noite de sábado, dia 25, com a apresentação do Coro Divisi, da Espanha, e participação especial do Expresso 25.
Dia 21 - Orquestra Sinfônica de Gramado.
Criada em julho de 2011, a Orquestra Sinfônica de Gramado surgiu com o intuito de suprir a carência musical no município e região, tendo como proposta a realização de concertos em parques e teatros. A estreia foi na abertura do maior evento natalino do Brasil, o Natal Luz de Gramado.
Por ter um repertório diferenciado, passando do erudito ao popular, como trilhas sonoras de filmes e jazz e por levar grande público aos seus concertos, em Gramado a OSG já é conhecida como a Orquestra do povo. Entre os integrantes estão jovens estudantes e músicos profissionais. A OSG tem como objetivo integrar alunos das redes pública de Gramado, promovendo uma integração de conhecimentos. A regência é do Maestro Bernardo Grings e direção geral de Allan John Lino.
Dia 22 - Trio – Violino, Violão e Acordeon
Formado pelos músicos Fernando Ávila (acordeon), Felipe Martini (violão) e Leonardo Bock (violino), o Trio iniciou as atividades em novembro de 2013, com o propósito de produzir e executar um repertório instrumental e autoral. O trabalho é voltado para a música popular abrangendo gêneros brasileiros como o choro e o baião, bem como gêneros regionais e latino-americanos como a milonga, o chamamé e o tango, em um formato camerístico.
Trio FLF – Leonardo (Violino), Felipe (Violão) e Fernando_(Acordeon) - Foto: Lair Raupp |
Dia 23 - Milton Masciadri e amigos
Nascido em Montevidéu, Milton Masciadri iniciou os estudos na música com o pai Milton Romay Masciadri. Hoje representa a terceira geração de contrabaixistas da família e desde 1984 é professor na University of Georgia. No decorrer da carreira, tem sido frequentemente solicitado como recitalista e solista para apresentação em orquestras sinfônicas na Europa, Ásia, América do Norte, América Central e América do Sul. Algumas de suas apresentações incluem concertos na Itália, Espanha, França, Uruguai, Argentina, Brasil, Costa Rica, Canadá, China, entre outros países. Desde 1998, Masciadri é o único contrabaixista designado pela Unesco como “artista para a paz”. O concerto terá participação de Massimo Macri (violoncelo), Diogo Baggio (contrabaixo) e Luciano Dalmolim (contrabaixo).
Dia 24 - 100º concerto do projeto MusiCâmara
Para celebrar a centésima edição do projeto MusiCâmara, a Presto realizou a Petite Messe Solennelle, de Rossini, com participação do Madrigal Presto, Cristina Caparelli, piano, Alexandre Fritzen, órgão, Rosemari Oliveira, soprano; Angela Diel, mezzo-soprano; Maicon Cassânego, tenor e Daniel Germano, baixo. A regência é do Maestro João Paulo Sefrin e a preparação vocal de Lúcia Passos.
Dia 25 - Coro Divisi, da Espanha, e participação especial do Expresso 25
Criado em 1992 na Espanha, desde então o Coro Divisi tem direção e regência de José Vicente de Sousa. O trabalho de técnica vocal fica sob responsabilidade da soprano Mireia López. As participações em concursos e festivais garantiram ao coral um número expressivo de premiações. O repertório do grupo é marcado por vários gêneros, com montagens sinfônicas como Gloria e Credo RV591 de Antonio Vivaldi.
Orquestra Sinfônica de Gramado - Foto: Claiton Thiele |
MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Com coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu, o MusiCâmara é aberto à comunidade geral e estudantes, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 - Centro - São Leopoldo/RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário