quinta-feira, 30 de julho de 2015

Esteio: Revisão no Plano de Carreira do Magistério é tema de audiência pública

 

   A revisão do Plano de Carreira do Magistério Municipal foi tema de audiência pública no dia 27, realizada  na Casa de cultura Lufredina Araújo Gaya, pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, através dos vereadores Beatriz Lopes(PT), Leonardo Pascoal(PP). 

Na oportunidade, com a participação do consultor jurídico da prefeitura, Antenor Sato, além de integrantes da secretaria de Educação e Administração e da presidente do Sindicato dos servidores Municipais de Esteio (Sisme), Aline Baladão, a presidente da Comissão, Beatriz Lopes, proponente do encontro, destacou a importância de iniciar um debate sobre o tema. "Desde o ano passado já vinha pedindo uma revisão do plano de carreira, que deve servir como um guia para que o profissional trilhe um caminho de sucesso e alcance o que almeja ao longo dos anos", destacou,  abrindo o diálogo sobre o tema. "Esta luta se faz necessária, pois precisamos unir esforços e estar presentes nestes espaços de debate, para podermos levar adiante todas as demandas relacionadas à educação e ao servidor público", avaliou.

  Segundo a presidente do Sisme  faltou na audiência a presença de integrantes da secretaria da Fazenda para explicar sobre a situação financeira do município, especialmente de onde o salário do servidor, bem como observou a falta de  participação da categoria na construção do plano de carreira. Também destacou que vai proporcionar debates junto aos professores e interessados. "Que todos estejamos integrados na melhoria do plano, que é tão importante para o magistério", disse.

  Já o secretário de Administração, Uéverson Costa, disse que o Executivo deve dar início ao Plano de carreira do servidor, que deve estar planejado até o final do ano. "Compromisso de revisar o plano do magistério e implantar um plano para todos os servidores", disse, afirmando a contratação de uma assessoria para o estudo do plano. Uma das professoras da escola Santo Inácio alertou sobre a falta de participação dos professores na revisão do plano. "Pensar no plano como um todo e fazer os apontamentos sabendo o que se vai propor", disse.

  O vereador Leonardo Pascoal  frisou a importância da iniciativa e aproveitou para cobrar o cronograma de implantação do Conselho de Política de Administração e de Remuneração de Pessoal, que já está com prazo expirado. O vereadores lamentou que a falta de medidas concretas para os profissionais da educação. "É uma pena a atual Administração, após mais de seis anos de mandato, ainda não ter sinalizado com nada de concreto para a categoria", disse, destacando que com mais transparência sobre a realidade dos números, é possível avançar no tema. A Comissão deve realizar mais uma audiência pública, com data ainda a ser agendada. Também a presidente da Comissão disse que o gabinete vai realizar grupos de estudos para a discussão do plano com apoio do Conselho Municipal de Educação.

  Beatriz Lopes também informou que está em tramitação na Câmara de Vereadores o Plano Municipal de Educação, que terá vigência por 10 anos, deverá estar concluído, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Executivo municipal até o dia 24 de junho. (Terezinha Bobsin)


Nenhum comentário: