sábado, 30 de maio de 2015

Desta vida você não leva nada.

 

Doação dos olhos: Existem 86 maneiras de alguém perder a visão por lesão da córnea 
   
  Você, certamente, já parou para pensar que, de volta ao mundo espiritual, pretende colaborar em missões de caridade e, se puder, porá em dia essa vontade que sente de auxiliar muita gente - o que não pode fazer, por motivos óbvios: o tempo gasto entre o trabalho, o estudo, a família, e os afazeres domésticos mal permite extravagâncias como o lazer. Quanto mais no que tange ao trabalho assistencial. Não são todos que podem fazê-lo. Pode-se, isto sim, praticar a caridade de várias maneiras, inclusive por intermédio de conselhos, esclarecimentos, mas tudo isso não é tanto quanto a vontade que se tem de ir a uma instituição e colaborar com os que mais necessitam, materialmente falando.

   Então, às vezes, você perde momentos imaginando que, quando morrer, quer ajudar, fazer, auxiliar, acontecer, e fica imaginando que seria bom poder iniciar tudo isso aqui mesmo, enquanto vivo. Esquece-se, porém, que certas caridades podem alcançá-lo sem que, para isso, você sequer precise sair de casa.

     É o caso da doação dos olhos. 

    Hoje, existem centenas de pessoas que esperam, dez ou vinte anos por um transplante de córnea, enquanto centenas de pessoas morrem, por mês, em cada cidade do Brasil, sem  imaginar que seus olhos poderiam devolver a  visão a um cego.

   Por essa razão, o Banco de Olhos que está realizando um excelente trabalho necessita de doações. 

   Existem 86 maneiras de alguém perder a visão por lesão da córnea. Mas só uma maneira de recuperar essa visão: um transplante de córnea, algum dia, e que, por isso, hoje, todos devem ser doadores. Dessa forma, você estará começando aqui mesmo, enquanto está vivo e tem saúde, pois é uma missão de caridade gratificante: devolver a visão a alguém que já a perdeu.

  O doador pode manifestar o desejo de, algum dia, ser doador conversando com os familiares a respeito do seu desejo, pois, por lei, este desejo só poderá ser cumprido se a sua família autorizar a doação.Mesmo que a pessoa não tenha manifestado o desejo de doação, a família pode entrar em contato com o Banco de Olhos porque ela  é a única responsável pela efetivação de uma doação, pois a retirada dos tecidos oculares só pode ser feita com a autorização da família.

   Obedecendo à legislação e ao "Código de Ética dos Bancos de Olhos", a distribuição das córneas é feita respeitando-se a ordem de inscrição dos pacientes na lista de espera.

  No Brasil, o controle das listas de espera (Estaduais/Regionais) é feito pelas Centrais Estaduais de Transplantes (Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos - CNCDO), Secretarias Estaduais de Saúde e Sistema Nacional de Transplantes, SNT, do Ministério da Saúde.

A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. 

O que eu preciso fazer para doar as córneas?

   Entre em contato com a Central de Transplantes do seu estado. O procedimento para a retirada das córneas leva em torno de duas horas, assim que o Banco de Olhos é contatado.

O que é o Banco de Olhos?
   O Banco de Olhos tem como objetivo recolher e distribuir gratuitamente córneas doadas para transplantes, assim como realizar trabalhos de pesquisa e treinamento para aperfeiçoamento técnico.

Como posso ser um doador?
   Para ser um doador basta preparar os familiares para que avisem a Central de Transplantes imediatamente após sua morte, pois as córneas devem ser retiradas de 6 a 8 horas depois do falecimento. Todas as pessoas podem ser doadoras, até mesmo aquelas que têm alguma deficiência visual (miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata e outras), pois o transplante utiliza apenas a córnea.

Quem pode contar com o Banco de Olhos?
  Qualquer pessoa pode utilizar o Banco de Olhos se o caso clínico puder ser resolvido através de transplante: basta consultar previamente um oftalmologista. A entrega das córneas obedece a ordem cronológica da inscrição e a cirurgia é realizada pelo médico do receptor. Não existe limite de idade para beneficiados e doadores.

Como se faz a retirada das córneas?
   Não há necessidade de remoção do doador para local especial, como hospital. A estética do doador não é afetada.

  Para mais informações, acesse o site: www.cbo.com.br




Nenhum comentário: