sábado, 30 de maio de 2015

Câmara de Esteio homenageia escoteiros


Representante da União dos Escoteiros do RS, Paulo Palma, e da vice-presidente Regional, Rebeca Pizzi Rodrigues, e representantes de Sapucaia do Sul, os grupos esteienses, Anauê e Capitão Bressane receberam uma distinção do Legislativo

"Por ser movimento de extrema importância, especialmente pelo trabalho solidário realizado pelos grupos de escoteiros, bem como pelo desenvolvimento de cidadania, caráter e personalidade dos jovens, é que realizamos a cerimônia", destacou a vereadora Michele

  Cerca de 100 pessoas prestigiaram o ato solene realizado pela  Câmara de Vereadores no dia  23, na Praça da Juventude, para celebrar  o Dia Mundial do Escoteiro, comemorado em 23 de abril. A iniciativa foi da vereadora Michele Pereira (PT).  Na oportunidade, com a participação do representante da União dos Escoteiros do RS, Paulo Palma, e da vice-presidente Regional, Rebeca Pizzi Rodrigues, e representantes de Sapucaia do Sul, os grupos esteienses, Anauê e Capitão Bressane receberam uma distinção do Legislativo. Para a vereadora proponente, foi um grande privilégio conceder a honraria, integrada aos 60 anos de aniversário da cidade, aos escoteiros.  Michele lembrou que é a primeira vez que o escotismo é homenageado pelo município. "Por ser movimento de extrema importância, especialmente pelo trabalho solidário realizado pelos grupos de escoteiros, bem como pelo desenvolvimento de cidadania, caráter e personalidade dos jovens, é que realizamos a cerimônia", destacou.

   Conforme o diretor do Grupo Anauê, Altair Mossi,  a entidade , que possui quase 30 anos de atividades voltadas ao desenvolvimento integral do jovem, apresenta um mundo de educação de uma forma agradável. "Complementamos  a função da família, da religião e da escola, além de desenvolver o caráter, a personalidade e a boa cidadania nos jovens, formando e contribuindo para que sejam responsáveis e úteis em suas comunidades" disse.

   Já o diretor presidente do Anauê, Borgue Rodrigues, destacou que através do método escoteiro e do “aprendendo fazendo”, os participantes deste movimento estão constantemente participando de atividades ligadas à natureza, a exemplo de Mutirões Ecológicos, limpeza na beira do arroio e plantio de mudas, dia do descarte consciente. "Somos um Posto de Coleta de Óleo de cozinha, campanhas de solidariedade , campanha do quilo, campanha de vacinação, na semana da Pátria, guarda da pira, passeio cívico entre outras, sempre representando a cidade de Esteio", informou.

   O Grupo Escoteiro Capitão Bressane, foi Fundado em 26/10/2002, com sede  no Parque Municipal Galvany Guedes. Conta com um efetivo de 60 pessoas entre jovens e adultos. As atividades sempre ocorrem aos sábados das 14 às 17 horas.

   O Grupo Escoteiro ANAUÊ foi fundado em 21/09/1985. Realiza suas atividades junto a Casa de Humanização, na Rua Ieda Nunes Pizza de Azevedo, nº 177 no bairro Parque Amador, em Esteio.  Os encontros também ocorrem aos sábados, das 14 às 17 horas.



Desta vida você não leva nada.

 

Doação dos olhos: Existem 86 maneiras de alguém perder a visão por lesão da córnea 
   
  Você, certamente, já parou para pensar que, de volta ao mundo espiritual, pretende colaborar em missões de caridade e, se puder, porá em dia essa vontade que sente de auxiliar muita gente - o que não pode fazer, por motivos óbvios: o tempo gasto entre o trabalho, o estudo, a família, e os afazeres domésticos mal permite extravagâncias como o lazer. Quanto mais no que tange ao trabalho assistencial. Não são todos que podem fazê-lo. Pode-se, isto sim, praticar a caridade de várias maneiras, inclusive por intermédio de conselhos, esclarecimentos, mas tudo isso não é tanto quanto a vontade que se tem de ir a uma instituição e colaborar com os que mais necessitam, materialmente falando.

   Então, às vezes, você perde momentos imaginando que, quando morrer, quer ajudar, fazer, auxiliar, acontecer, e fica imaginando que seria bom poder iniciar tudo isso aqui mesmo, enquanto vivo. Esquece-se, porém, que certas caridades podem alcançá-lo sem que, para isso, você sequer precise sair de casa.

     É o caso da doação dos olhos. 

    Hoje, existem centenas de pessoas que esperam, dez ou vinte anos por um transplante de córnea, enquanto centenas de pessoas morrem, por mês, em cada cidade do Brasil, sem  imaginar que seus olhos poderiam devolver a  visão a um cego.

   Por essa razão, o Banco de Olhos que está realizando um excelente trabalho necessita de doações. 

   Existem 86 maneiras de alguém perder a visão por lesão da córnea. Mas só uma maneira de recuperar essa visão: um transplante de córnea, algum dia, e que, por isso, hoje, todos devem ser doadores. Dessa forma, você estará começando aqui mesmo, enquanto está vivo e tem saúde, pois é uma missão de caridade gratificante: devolver a visão a alguém que já a perdeu.

  O doador pode manifestar o desejo de, algum dia, ser doador conversando com os familiares a respeito do seu desejo, pois, por lei, este desejo só poderá ser cumprido se a sua família autorizar a doação.Mesmo que a pessoa não tenha manifestado o desejo de doação, a família pode entrar em contato com o Banco de Olhos porque ela  é a única responsável pela efetivação de uma doação, pois a retirada dos tecidos oculares só pode ser feita com a autorização da família.

   Obedecendo à legislação e ao "Código de Ética dos Bancos de Olhos", a distribuição das córneas é feita respeitando-se a ordem de inscrição dos pacientes na lista de espera.

  No Brasil, o controle das listas de espera (Estaduais/Regionais) é feito pelas Centrais Estaduais de Transplantes (Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos - CNCDO), Secretarias Estaduais de Saúde e Sistema Nacional de Transplantes, SNT, do Ministério da Saúde.

A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. 

O que eu preciso fazer para doar as córneas?

   Entre em contato com a Central de Transplantes do seu estado. O procedimento para a retirada das córneas leva em torno de duas horas, assim que o Banco de Olhos é contatado.

O que é o Banco de Olhos?
   O Banco de Olhos tem como objetivo recolher e distribuir gratuitamente córneas doadas para transplantes, assim como realizar trabalhos de pesquisa e treinamento para aperfeiçoamento técnico.

Como posso ser um doador?
   Para ser um doador basta preparar os familiares para que avisem a Central de Transplantes imediatamente após sua morte, pois as córneas devem ser retiradas de 6 a 8 horas depois do falecimento. Todas as pessoas podem ser doadoras, até mesmo aquelas que têm alguma deficiência visual (miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata e outras), pois o transplante utiliza apenas a córnea.

Quem pode contar com o Banco de Olhos?
  Qualquer pessoa pode utilizar o Banco de Olhos se o caso clínico puder ser resolvido através de transplante: basta consultar previamente um oftalmologista. A entrega das córneas obedece a ordem cronológica da inscrição e a cirurgia é realizada pelo médico do receptor. Não existe limite de idade para beneficiados e doadores.

Como se faz a retirada das córneas?
   Não há necessidade de remoção do doador para local especial, como hospital. A estética do doador não é afetada.

  Para mais informações, acesse o site: www.cbo.com.br




Estacionamento rotativo pago segue sendo pauta na Câmara de Vereadores de Esteio


Comissão de Constituição, Justiça e Redação, composta pelos vereadores Michele Pereira (PT), Marcelo Kohlrausch (PDT) e Rafael Figliero (PTB), reunida com o consultor-chefe de Esteio, Antenor Yuzo Sato e o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Ari Fernando de Mello. No encontro, que contou também com a participação os vereadores Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP), além do presidente do Conselho Comunitário Pró-segurança Pública (Consepro), Longuinho Muzykant e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Esteio), Celso Dalmás.

Regulamentado em 2013 pelo Decreto 4872, o estacionamento rotativo vai abranger a área entre a avenida Dom Pedro II e a rua Machado Lopes, incluindo as ruas Fernando Ferrari, 24 de Agosto e avenida Presidente Vargas, inicialmente totalizando 964 vagas, atualmente, com a instalação de contêineres de lixo, este número foi diminuído para em torno de 900. 

    Pela segunda vez, em duas semanas, que a pauta na Comissão de Justiça e Redação está girando em torno do projeto, que tramita na Câmara, modificando a lei 5606/12, que criou o estacionamento rotativo pago na cidade. Terça-feira, 5 a  Comissão de Constituição, Justiça e Redação, composta pelos vereadores Michele Pereira (PT), Marcelo Kohlrausch (PDT) e Rafael Figliero (PTB), reuniu-se com o consultor-chefe de Esteio, Antenor Yuzo Sato e o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Ari Fernando de Mello. No encontro, que contou também com a participação os vereadores Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP), além do presidente do Conselho Comunitário Pró-segurança Pública (Consepro), Longuinho Muzykant e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Esteio), Celso Dalmás,  estiveram pontos polêmicos do projeto, onde o Executivo pretende ampliar, por exemplo,  áreas do estacionamento por meio de decreto, além de atualizar as tarifas cobradas. A matéria ainda prevê o aumento no tempo de concessão da área de estacionamento ao setor privado de cinco para dez anos. Entre as proposta defendidas pela Comissão, conforme a presidente Michele Pereira,  está que a ampliação de ruas passe por análise da Câmara, e não por decreto.

   Sato também não deu uma posição definitiva sobre a inclusão, no texto do projeto, de horário de intervalo nas cobranças de estacionamento rotativo. Ele explicou que o horário poderá ser incluído no termo de referência do contrato com a empresa que vier a ganhar licitação e que a alteração sugerida pelos vereadores vai ter de ser aprovada pelo prefeito, motivo pelo qual, segundo o consultor nem ele, nem Mello, secretário de Segurança Pública, poderiam se comprometer em modificar projeto neste ponto.
  
   Também foi tratada a nova redação do artigo 4°, onde os valores a serem cobrados são reajustados, dependendo do tempo em que o usuário permanecer parado.  No projeto de lei, quem estacionar carro de 15 minutos a uma hora vai pagar R$ 1,80. Já quem ficar parado de uma a duas horas, pagará R$ 3,60.  No entanto, a presidente da comissão, vereadora Michele  sugeriu que fosse mantida a faixa de  cobrança para quem estacionar veículo entre 90 e 120 minutos. O consultor-chefe afirmou que esta alteração também será feira, sob um valor de R$ 2,70.

   Para os vereadores, a implementação do estacionamento rotativo é um avanço para o comércio e para o desenvolvimento da cidade. "As propostas apresentadas foram construídas com apoio do Consepro e da CDL. Sabemos da importância do estacionamento rotativo para a comunidade, especialmente para fomentar o comércio local e garantir um melhor aproveitamento do espaço público", reforçam. 

   Regulamentado em 2013 pelo Decreto 4872, o estacionamento rotativo vai abranger a área entre a avenida Dom Pedro II e a rua Machado Lopes, incluindo as ruas Fernando Ferrari, 24 de Agosto e avenida Presidente Vargas, inicialmente totalizando 964 vagas, atualmente, com a instalação de contêineres de lixo, este número foi diminuído para em torno de 900. 

   A lei 5606/2012, que institui o estacionamento rotativo, pode ser conferida no endereço abaixo:
https://www.leismunicipais.com.br/a1/rs/e/esteio/lei-ordinaria/2012/561/5606/lei-ordinaria-n-5606-2012-dispoe-sobre-o-estacionamento-rotativo-pago-nas-vias-e-logradouros-do-municipio-de-esteio. (Terezinha Bobsin)





Metas da Setel ampliam turismo de negócio e investimentos no esporte

   

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, assinando o Acordo de Resultados 2015 da pasta junto ao Governo do Estado.

  O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, assinou o Acordo de Resultados 2015 da pasta junto ao Governo do Estado. Em ato realizado no Hotel Embaixador com todas as secretarias, a Setel firmou os indicadores que serão trabalhados durante a gestão e o projeto prioritário do Governo na área. “Trabalhamos em conjunto na construção das metas e seguiremos essa filosofia na busca dos resultados”, garantiu Costella.

   O projeto prioritário é a reestruturação do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), administrado pela Fundergs (Fundação de Esporte e Lazer do RS), vinculada à Setel. Com um investimento total previsto de R$ 17,5 milhões, o projeto é formado por cinco etapas. As três primeiras são reformas nas pistas de corrida, caminhada e ampliação do ginásio já existente. As duas últimas, previstas para serem iniciadas a partir de 2016, envolvem a construção de outro ginásio poliesportivo e da Casa do Esporte. Do valor inicialmente orçado, cerca de R$ 7,5 milhões são do Ministério do Esporte, e a contrapartida do Estado será dividida entre investimentos da Lei Pelé e do Pró-Esporte.

   Os indicadores serão medidos e avaliados a partir de objetivos definidos nas reuniões da Secretaria com a Secretaria Geral de Governo (SGG). No Turismo, o fluxo de turistas internacionais e o foco no setor de serviços em eventos de negócios são colocados como meta. O foco no segmento Mice (Meeting, Incentives, Conference and Exibitions) terá ações promovidas em parcerias com o Ministério do Turismo e o setor privado, buscando o desenvolvimento de diferentes setores da economia e trazendo benefícios a todo Estado, que tem demonstrado capacidade para receber eventos de grande porte.

   Os Centros de Excelência e os Polos Regionais de Desenvolvimento do Esporte também são pontos de ação da Setel, que manterá e ampliará a parceria e os jogos e campeonatos estaduais nas mais diversas modalidades. Os convênios do Pró-Esporte, que viabiliza o apoio de empresas ao esporte através de investimento fiscal, também serão mantidos e monitorados.


Audiência Pública debate segurança pública no bairro Novo Esteio

A falta de segurança foi tema de audiência pública 

Moradores estão assustados com uma onda de assaltos que vêm se agravando no local

   A falta de segurança no bairro Novo Esteio, localizado ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil, foi tema de audiência pública no dia 9, realizada pela  Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara Municipal, no Centro Comunitário. A iniciativa foi vereador Harri Zanoni (PSB), e contou com a participação do Comandante da 34ª BPM, Tenente Coronel Roberto Damasceno Rodrigues, do presidente do PSB de Esteio, Sandro Severo, e do presidente do PP de Esteio, Luis Ramos, além de moradores do bairro. Diversas reclamações da comunidade, a exemplo da moradora Lisiane Braga, que foi duas vezes vítima de assalto em menos de dois meses, foram alguns dos relatos da comunidade. 

  Na oportunidade, o Tenente Coronel Damasceno explicou  que o Município possui quatro viaturas, sendo que três são de atendimento 24 horas. Além disso,  a patrulha comunitária do bairro Novo Esteio conta com três policiais trabalhando 12 horas por dia. Ele destaca que com a redução de horas extras anunciada pelo governo, o maior problema, no momento, é a falta de efetivo.  

  O comandante também lembrou que a Câmara de Vereadores reduziu R$ 70 mil do orçamento do Legislativo, em setembro de 2014, destinado ao Conselho Pró-Segurança Pública de Esteio (Consepro), visando atender a solicitação do Comando 34º da Brigada Militar, para a construção de prédio anexo ao atual, localizado na Rua Pelotas, visando atender as necessidades da corporação. “Essa reforma no prédio vai oferecer melhores condições aos policiais”, explicou. Também informou o Executivo Municipal repassou R$ 40 mil para o Consepro para a aquisição de aparelhos de GPS para 37 viaturas. “Com o GPS, a sala de operações visualiza onde está acontecendo a ocorrência e tem condições de ver no mapa qual a viatura que está mais próxima do local para acelerar o atendimento”, explica. O tenente destacou, ainda, que as duas BRs, 116 e 448,  contribuem para o aumento da criminalidade.   Os moradores  relataram que as  lâmpadas queimadas, que demoram, às vezes, um mês para serem trocadas, também são importantes fatores de risco. Sobre o assunto, o vereador Harri Zanoni destacou os constantes pedidos realizados pela Câmara e colocou a disposição o Legislativo para as demandas. 

  Questionado sobre o período de realização da Expointer, Damasceno explicou que a BM está aguardando reforços  no Parque de Exposições e no centro da cidade, época onde haverá  mais concentração de pessoas, e que não pretende  redirecionar o policiamento já existente na cidade. Segundo o tenente, as redes sociais estão auxiliando muito no reconhecimento de suspeitos, através do Facebook e do Whatsapp, as fotos são divulgadas e as vítimas de assaltos podem fazer o reconhecimento. “Os índices de assalto de março para abril diminuíram bastante e o nosso efetivo está comprometido e trabalhando com dedicação em prol da comunidade”, concluiu. (Terezinha Bobsin)



Novidade em Esteio: A nova cara da marca WF Design


Loja WF design na Rua São Sebastião do Caí, 751, esquina com a rua Pelotas em Esteio.

A mais de 20 anos no mercado de mão de obra e execução de diversos projetos a empresa conta com profissionais capacitados 
com criatividade para auxiliar 
seus clientes na realização 
dos seus sonhos.


 Recentemente a WF design inaugurou em sua nova loja um show-room com uma variedade de produtos.

   A mais de 20 anos no mercado de mão de obra e execução de diversos projetos a empresa conta com profissionais capacitados com criatividade para auxiliar seus clientes na realização dos seus sonhos.

   Mão de obra especializada em deck’s, pergolados, revestimento de fachadas em geral, trabalhando com a montagem do seu espaço gourmet, quiosques com telhado ecológico, excelência em qualidade quando se fala em madeiras, de reflorestamento com tratamento autoclave, e madeiras de lei.

   A empresa têm o objetivo de ser a sua melhor opção em produtos, qualidade e preço. Oferece piscinas, spas, banheiras e acessórios. Além de lareiras, calefatores a etanol e a lenha, fornos e churrasqueiras, você encontra todos produtos com design moderno e sofisticado. Móveis para Jardim em madeira autoclave e agora com a novidade de móveis em madeira plástica 100% ecológico. Coberturas para piscinas em vidro automatizadas plantas ornamentais e execução de projetos para paisagismo residenciais e montagem de lagos. Enfim, transforma ambientes comuns em lugares exuberantes e requintados. Com material de excelente qualidade,  profissionais competentes, especializados em realizar seus sonhos com harmonia, beleza, preço justo e acima de tudo bom gosto. 

A WF de Esteio é uma empresa especializada em decoração e design de espaços interiores e exteriores, mobiliário, ambientação residencial, comercial ou corporativo com projetos de acordo com o perfil e necessidades do cliente.

   WF design e decorações têm o objetivo de ser não apenas mais uma opção e sim a melhor. Nossa equipe quer atender as necessidades corporativas e pessoais, trazendo soluções com inovação, competência, preço justo e acima de tudo bom gosto.transforma ambientes comuns em lugares exuberantes e requintados. Com material de excelente qualidade e profissionais competentes especializados em realizar seus sonhos com harmonia e beleza, com preço justo e acima de tudo bom gosto. 

   Empresa especializada em Design e decoração de interiores e exteriores transforma ambientes comuns em lugares exuberantes e requintados. 

Show-room - Loja WF design na Rua São Sebastião do Caí, 751, esquina com a rua Pelotas em Esteio.
A WF de Esteio é uma empresa especializada em decoração e design de espaços interiores e exteriores, mobiliário, ambientação residencial, comercial ou corporativo com projetos de acordo com o perfil e necessidades do cliente.

  O show-room é na rua São Sebastião do Caí, 751, esquina rua Pelotas, centro de Esteio. Faça uma visita com sua família,  todos vão sentir-se em casa. Telefones: (051) 3033-3433 ou 9899-1967. Acesse a página no facebook – WF DESIGN MADEIRAS. Confira!




CEASA DISTRIBUI A HORTA DO RS "UM DESAFIO DE VERDUREIRO"

    
 Vanderlan Vasconselos, foi nomeado Diretor Administrativo e Financeiro da CEASA - Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul. 

A Ceasa existe a quarenta e um anos e conta hoje com apenas 35 funcionários em seu quadro, entre estes 19 aposentados, absorvendo uma centena de trabalhadores terceirizados. A Ceasa sedia em dias fortes, o movimento de mais de 30.000 pessoas, em torno de 8 mil trabalhadores. 

Aproximadamente há dois meses o ex-prefeito de Esteio e ex-deputado estadual do PSB Vanderlan Vasconselos, foi nomeado Diretor Administrativo e Financeiro da CEASA - Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul. 

   A função impõe ao novo diretor uma carga horária que começa às cinco e meia da manhã para agilizar os estudos e despachos administrativos que garanta a comunidade gaúcha uma gestão com eficácia e orgulho oriundo do poder publico. Vanderlan descreve a Ceasa como um grande mercado de hortifrutegranjeiros e de outros seguimentos da alimentação que alcança e abastece mais de quarenta por cento da população do Rio Grande do Sul. Por outro lado faz a logistica e distribuição da produção de hortefrute para mais de 135 municipíos gaúchos e em torno de nove paises.

   A valorização deste modelo e o alcance deste conhecimento à população, instiga o novo diretor a fomentar a divulgação e o aumento da comercialização a partir do associativismo e Cooperativismo entre as pessoas na aquisição dos produtos e com isso a possibilidade de redução de preços na mesa do trabalhador de até dois terços do custo da cesta básica.

  Vasconselos está empolgado com a nova oportunidade pública de trabalho, pois independente do salário as lições de uma oportunidade destas gera e fundamenta conhecimento de nossa realidade de auto manutenção humana e o esforço de Produtores Rurais e Atacadistas na comercialização e manutenção de um sistema que faz diferença no dia a dia de todo povo gaúcho, que tem na mesa diariamente, produtos de alta qualidade e na quantidade desejada a um preço que cabe no bolso do trabalhador mais simples.

   A Ceasa existe a quarenta e um anos e conta hoje com apenas 35 funcionários em seu quadro, entre estes 19 aposentados, absorvendo uma centena de trabalhadores terceirizados. A Ceasa sedia em dias fortes, o movimento de mais de 30.000 pessoas, em torno de 8 mil trabalhadores. O novo diretor administrativo diz que já está em adamento na estrutura de estado a construção do novo Plano de Cargos e Salários para garantir a legalização final do complexo de abastecimento e dar oportunidades a todos de aqui trabalharem.

  Todos custos de manutenção da Ceasa e sua administração são rateados pelos produtores e atacadistas, logo, é uma empresa de economia mista que não serve de sobrepeso para o atual e combalido caixa único do Rio Grande do Sul. 

   Finalmente, Vanderlan destaca que continua com a transparência total de seus atos na vida pública através do blog: www.vcvesteio.blogspot.com, onde publica de hora em hora seu trabalho à frente da CEASA/RS.

   Sobre o futuro e as eleições para o ano que vem, desconversa e diz que todos que participam de partidos políticos, tem chance de concorrerem a prefeito e vereador. E lembra, para isso tem tempo certo, previsto em lei pela Justiça Eleitoral, para ser avaliado e discutido a partir de junho de 2016. "Agora vou cumprir o papel de Verdureiro dos gaúchos", finalizou.


Mensagens para o dia-a-dia: O AMOR AO LUGAR

José Mazzarollo autor do livro “Receitas Espirituais”, disponível nas livrarias

"Saber localizar-se, guardando uma posição é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da vocação e dos dons" 

(*) José Mazzarollo

       Acima do pedaço de chão que diariamente pisamos,  o local do  nascimento guarda uma lembrança especial no coração. Não importa se a terra que nos gerou é de pouca expressão, pobre  e afastada dos grandes centros, para aqueles que  ela lhes deu origem a vida, será sempre lembrada com muito carinho.  Mesmo que nós saibamos haver locais melhores e mais seguros para  habitar, a primeira morada ficará sempre apegada com sentimentos enraizados, que nos fazem resistir a todas as propostas,  antes de trocar de morada. Este amor a terra natal, está inserido por Deus a todos os habitantes do planeta, desde o princípio da criação. As primeiras gerações estavam tão apegadas a sua região, que Deus precisou intervir, e  após a torre de babel a dispersão se fez necessária, para que os homens ocupassem outras regiões da terra. Ali formaram novas nações, separados uns dos outros por raça e língua. Uns não compreendiam mais os outros, e as afinidades entre eles haviam desaparecido, então aos poucos foram se espalhando pela África e Europa.   Mais tarde, um fenômeno semelhante aconteceu nos tempos de Jesus.  Seus  discípulos foram orientados a ir ao mundo pregar o evangelho, contudo, resistiam em sair de Jerusalém e arredores, só saíram pelo mundo  para evangelizar após serem ferozmente perseguidos e dispersados com violência. 

       Há casos em que a necessidade de mudança se faz necessária; para buscar em outras cidades,  melhores oportunidades de trabalho, ou por questões de saúde, ou mesmo para aperfeiçoamento cultural, nem por isso o local de origem sai do coração daqueles que partem. Isso tem uma razão de ser. Deus projetou as pessoas para que guardem os seus lugares, em todos os sentidos. Como a árvore que finca raízes na terra, aqueles que muito rolam, nada alcançam. Saber localizar-se, guardando uma posição é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da vocação e dos dons. 

       Uma parte dos anjos do céu foi expulsa por não guardar o lugar: “Aos anjos, os que não guardaram seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicilio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande dia” (Jd 6). Todas as virtudes e pecados que temos a oportunidade de escolher na terra, foram praticadas antes no céu. Pela leitura notamos que o diabo, entre tantos pecados, cometeu o de não guardou o seu lugar. Abandonou o seu posto e foi cobiçar a cadeira de Deus, e por isso foi derrubado e expulso do paraíso. Quando alguém sai do seu lugar, comete no mínimo dois graves pecados. O primeiro é deixar vago o espaço que lhe pertence. A segunda medida de pecado daqueles que abandonam seu posto, é invadir um lugar que já tem dono.

     As pessoas lúcidas tem por  característica ocupar sempre o mesmo lugar. Quando nos assentamos para a refeição, no leito de dormir, no banco da igreja e nos mais diversos locais que temos por norma frequentar, não costumamos tomar lugares diferentes. Por outro lado, observa-se que alguns frequentadores  da mesma comunidade demonstram não saber onde estão e nem o que vieram fazer, pois, ocupam qualquer cadeira, chegam em qualquer horário e não raras vezes cochilam durante os trabalhos. Parecem não ter raízes em lugar algum.  Por isso, o amor a terra natal traz uma linguagem importante, é o principio lógico de que viemos de algum lugar.  Numa parábola Jesus mencionou aqueles que comparecem a um banquete e tomam os primeiros lugares, ao chegar o dono da festa, os manda tomar os últimos lugares, fica constrangedor para todos. Uma simples atitude, pode muito revelar. Que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.  
.


 José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h




Carine Jacobus representou o Rio Grande do Sul no concurso nacional "A Mais Bela Gordinha do Brasil"

A linda Carine Liciane Jacobus de Jesus 
(Foto: Márcia Rodrigues - MR Fotografia).

A esteiense vem atuando e defendendo o seguimento Plus Size, luta pela autoestima e o bem estar da mulher que não se enquadra nos ditos padrões impostos pela sociedade.

   Carine Liciane Jacobus de Jesus, 32 anos, 1,72 de altura, manequim 54/56, assistente comercial na Empresa Tecnoprinter, nasceu em Esteio no dia 22 de julho de 1982, sob o signo de leão, filha do casal Luiz Carlos Soares de Jesus e Geni Jacobus de Jesus, casada com Julio Cesar da Silva Gonçalves há 12 anos, recentemente representou o Rio Grande do Sul no concurso nacional "A Mais Bela Gordinha do Brasil", edição 2015, realizado no último dia 15 de maio, no Rio de Janeiro. 

   
Carine Jacobus (Foto: Marcia Rodrigues)
Há dois anos Carina vem atuando e defendendo o seguimento Plus Size, luta pela autoestima e o bem estar da mulher que não se enquadra nos ditos padrões impostos pela sociedade, pois acredita que em todas as mulheres existe beleza. “Não podemos deixar que tais padrões estabelecidos no passado nos deprima e nos menospreze até hoje, obviamente não sou a favor e não faço apologia a obesidade e suas consequências à saúde, o que defendo e luto é pelo direito de me achar bela e de estar bem com o meu corpo da forma como ele é”, disse. 
   
Carine mantem uma vida ativa, faz diversas atividades, pratica esportes, trabalha e o fato de ser gorda, segundo ela, não a limita a nada. É feliz, tem disposição e alegria para viver. “A beleza vai além de um belo corpo, ela está na alma, no sorriso no que você tem de melhor a oferecer ao próximo. Resolvi participar neste concurso para afirmar a todos o quanto eu me amo e me aceito da forma que sou e que há beleza, sensualidade, graciosidade em mim e nas minhas medidas”, complementou.

   Carine sempre foi uma gordinha linda desde criança e a aparência nunca foi problema para a sua autoestima. Ela adora música. “Acho que a música alimenta a alma, alegre a vida e nos permite viajar. A música embala sonhos, amizades e amores, a cada momento uma música se torna especial em minha vida.Torço para o Grêmio Portoalegrense, meu time do coração. Á Procura da Felicidade é o meu filme preferido e minha inspiração. Sou uma pessoa de bem com a vida, de bem comigo mesma, vivo tudo com muita intensidade e procuro absorver sempre o melhor das pessoas e graças a Deus tenho ao meu lado pessoas que conseguem extrair sempre o melhor de mim".

Carine sempre foi uma gordinha linda desde criança e a aparência nunca foi um problema para a sua autoestima. 

“Meu tempo livre dedico a cuidar da minha saúde, do corpo e da mente, utilizo a Zumba e o Boxe para me manter saudável ativa e de bem com a vida, pois além de todos os benefícios físicos que estas atividades me proporcionam, tenho o privilégio de conviver com um grupo de pessoas especiais. Essas pessoas me ajudam a cada dia a ser melhor, por isso dedico meu tempo livre a fazer o que gosto; estar com quem me faz bem”.

Carine Jacobus (Foto: Guto Campos (21) 98159-7606 )
   "Tudo que esta acontecendo comigo é muito bacana, me sinto feliz e realizada com todo este reconhecimento. Estou fazendo o que gosto e isso está me proporcionando viver coisas maravilhosas e uma delas é o carinho e respeito que venho conquistando diariamente de diferente pessoas. Estou conseguindo com a minha exposição no cenário plus ajudar e motivar mais mulheres da nossa cidade a se amarem e se aceitar como são. Levanto a bandeira do bem estar e do fora preconceito, não faço apologia a obesidade, defendo o direito das mulheres serem o que são sem ter que consultar a sociedade sobre o tamanho do manequim ideal.

   É muito difícil conseguir patrocínio ou ajuda de custo para participar dos concursos, sempre batalhei muito para isso. Como o Plus Size é um conceito novo muitos empresários, por não conhecerem, não investem em patrocínio. Portanto aos que me ajudaram e confiaram a mim suas marcas eu sou muito grata. 

   
Carine Jacobus(Foto:Guto Campos Fotografia)

Carine recebeu apoio e incentivo da Prefeitura de Esteio. Agradece ao vereador Leo Dhamer pelo apoio ao seu trabalho como Plus Size levando para os demais vereadores a sua necessidade de apoio. “Levei o nome de Esteio no coração e representei minha cidade com amor, estive em diversos eventos no Rio de Janeiro sempre ressaltando que sou de Esteio. Em alguns casos me perguntaram se eu era de Porto Alegre, sempre disse que sou de Esteio”, complementou.

   Á vocês mulheres Plus Size Carine manda um recado. Quero dizer que primeiramente se amem, se gostem se valorizem, carregue consigo além de medidas exuberantes um lindo sorriso, uma sensualidade no olhar uma paixão pela vida. Não há quem resista á essas qualidades, sejam felizes por vocês mesmas e não espere que sua felicidade venha dos outros. 

   Carine também agradece a sua família por tudo, e aos seus amigos que estão sempre ao seu lado lhe apoiando e incentivando. “A vocês meus queridos eu só tenho a agradecer e dizer que amo todos. 

   Ela está à disposição de empresas e marcas da região para parcerias em trabalhos e projetos Plus Size afim de  movimentar lojas, marcas e promover o seguimento, além de ajudar mais mulheres. (Fotos: Márcia Rodrigues - MR Fotografia - Guto Campos (21) 98159-7606 )





Desabou parede em construção da futura Unidade de Pronto Atendimento de Esteio

As imagens mostram que a parede que desabou poderá piorar o restante da construção - O desabamento aconteceu em uma construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, na noite de quinta-feira (28), na rua Novo Hamburgo, entre a Travessa Mário Cutruneo e rua Percival Lisboa, em Esteio. Parte da parede desabou e provocou danos materiais. A sorte é que a obra estava interditada e ninguém trabalhava no local durante o desabamento. Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, pelas lentes do clíck indiscretoem Esteio.

De acordo com os vereadores, Jaime da Rosa e Leonardo Pascoal, a outra parte da construção poderá desmoronar a qualquer momento. "Existe risco de um novo desmoronamento, já que é visível o comprometimento do solo, das paredes e colunas de sustentação". Imagem capturada pelas lentes do clíck indiscreto, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, na rua Novo Hamburgo, entre a Travessa Mário Cutruneo e rua Percival Lisboa, em Esteio.

"Agora, ciente de que a UPA não entrará em funcionamento em 2015, o prefeito realoca os recursos orçamentários destinados para manutenção da unidade para outros fins", destacam os vereadores Jaime da Rosa e Leonardo Pascoal. Para eles, a situação precisa ser esclarecida  à comunidade, por tratar-se de um serviço estratégico para o atendimento de saúde. "Não vamos admitir que mais este projeto tenha os recursos devolvidos para o Governo Federal", reforçam. Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Ainda, de acordo com os vereadores, Jaime da Rosa e Leonardo Pascoal, a outra parte da construção pode desmoronar a qualquer momento. "Existe risco de um novo desmoronamento, já que é visível o comprometimento do solo, das paredes e colunas de sustentação". Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Parede toda despencada, desmoronando, foi um estrondo horrível, passamos por um susto”, falou morador da Rua Percival Lisboa. Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Ainda, de acordo com os vereadores, Jaime da Rosa e Leonardo Pascoal, a outra parte da construção pode desmoronar a qualquer momento. "Existe risco de um novo desmoronamento, já que é visível o comprometimento do solo, das paredes e colunas de sustentação". Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.
“Isto é uma obra mal feita, sem fiscalização adequada, muitos moradores reclamaram da falta de fiscalização, mas graças a Deus que não havia ninguém trabalhando na obra... se não o estrago teria sido pior. As obras deveriam ser inspecionadas e fiscalizadas pelos órgãos competentes, inclusive da prefeitura, para que seja evitada a repetição do ocorrido no decurso da obra. Até porque fazer obra requer responsabilidade e competência.”, disse uma moradora da rua Novo Hamburgo. Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Ainda, de acordo com os vereadores, Jaime da Rosa e Leonardo Pascoal, a outra parte da construção pode desmoronar a qualquer momento. "Existe risco de um novo desmoronamento, já que é visível o comprometimento do solo, das paredes e colunas de sustentação". Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, na rua Novo Hamburgo, entre a Travessa Mário Cutruneo e rua Percival Lisboa em Esteio, em Esteio.

Ainda, de acordo com os vereadores, Jaime da Rosa e Leonardo Pascoal, a outra parte da construção pode desmoronar a qualquer momento. "Existe risco de um novo desmoronamento, já que é visível o comprometimento do solo, das paredes e colunas de sustentação". Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, na rua Novo Hamburgo, entre a Travessa Mário Cutruneo e rua Percival Lisboa, em Esteio.

De acordo com informações de testemunhas, a provável causa do desabamento foi a forte chuva com ventos que caiu em Esteio. “O local já estava interditado e por sorte, os tijolos da parede em construção não atingiram ninguém”, contou. Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Ainda, de acordo com os vereadores, Jaime da Rosa e Leonardo Pascoal, a outra parte da construção pode desmoronar a qualquer momento. "Existe risco de um novo desmoronamento, já que é visível o comprometimento do solo, das paredes e colunas de sustentação". Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.
Uma parede da construção desabou. O acidente aconteceu na noite de quinta-feira (28), em uma obra da Unidade de Pronto Atendimento em Esteio. Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Ainda, de acordo com os vereadores, Jaime da Rosa e Leonardo Pascoal, a outra parte da construção pode desmoronar a qualquer momento. "Existe risco de um novo desmoronamento, já que é visível o comprometimento do solo, das paredes e colunas de sustentação". Imagem capturada, sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, em Esteio.

Imagem capturada pelas lentes do clíck indiscreto, no dia 29 de maio de 2015, na rua Percival Lisboa, entre a Travessa Mário Cutruneo e rua Novo Hamburgo (obra da Unidade de Pronto Atendimento - UPA), em Esteio.

Parede de prédio em construção desaba em Esteio - O desmoronamento ocorreu na noite de sexta-feira (29), na rua Novo Hamburgo, entre a Travessa Mário Cutruneo e rua Percival Lisboa (obra da Unidade de Pronto Atendimento - UPA), em Esteio. 




Audiências públicas devem esclarecer obras paralisadas em Esteio

Pedidos dos vereadores Leonardo Pascoal e Jaime da Rosa  foram aprovados

   
Construção de uma escola de educação infantil da Rua Taquara 
  Os vereadores Leonardo Pascoal (PP) e Jaime da Rosa(PSB) convocaram audiência pública, através da Câmara de Vereadores, nos próximos dias sobre duas obras na cidade. Uma delas refere-se a construção de uma escola de educação infantil na rua Taquara, 225, ao lado da Secretaria de Obras, que deveria ter sido concluída, em 02/03/2015, que está paralisada. A obra, iniciada em agosto de 2014, conforme informações da placa, tem recurso dos governos Federal e Municipal, com custo de R$ 1,5 milhões. Segundo os vereadores, no canteiro de obras restam  poucos funcionários (que já estão de partida) e muitos materiais parados (que estão sendo furtados diariamente). "Na última  semana até a betoneira foi roubada do local", explicam os parlamentares. Segundo relato dos funcionários, a empresa responsável pela construção da escola irá realocar todos os trabalhadores para outras obras da empreiteira, em outras cidades. De acordo com eles há atraso nos pagamentos devidos à empresa.  "É preciso esclarecer esta situação, pois é fundamental que esta escola esteja concluída antes do final do ano", relatam.

   
 Parede da obra da Unidade de
 Pronto Atendimento (UPA) 24 horas
antes da parede cair
   Além disso, os vereadores também devem convocar audiência pública sobre a obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Esteio.  A obra, que tem custo de R$ 2,6 milhões com recursos do governo Federal,  deveria ter sido concluída em dezembro de 2014, mas até agora,  conforme os dois parlamentares que visitaram o local,  quase nada foi feito. "Do pouco que foi construído, há alguns visíveis problemas estruturais, a exemplo da parede completamente torta conforme demonstra a imagem", afirmam os vereadores que conversaram com diversos moradores do entorno. Eles relataram sua indignação pelo fato da obra estar parada há meses.  "Agora, ciente de que a UPA não entrará em funcionamento em 2015, o prefeito realoca os recursos orçamentários destinados para manutenção da unidade para outros fins", destacam. Para os vereadores, a situação precisa ser esclarecida  à comunidade, por tratar-se de um serviço estratégico para o atendimento de saúde. "Não vamos admitir que mais este projeto tenha os recursos devolvidos para o Governo Federal", reforçam. Os pedidos para a realização das audiências públicas foram aprovados na terça-feira, 12 e será agendada nos próximos dias. 


Arquivo: Imagem capturada pelas lentes do clíck indiscreto em dezembro de 2013.

Arquivo: Imagem capturada pelas lentes do clíck indiscreto em dezembro de 2013.

Arquivo: Imagem capturada pelas lentes do clíck indiscreto em dezembro de 2013.