quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Davi e Golias



por José Mazzarollo (foto)

 Após caminhar com dificuldade alguns passos despojou-se de toda a pesada indumentária e foi para a luta com as suas armas de costume.

Os acontecimentos relatados na Bíblia, merecem a nossa atenção especial,  pois, trazem atualizadas lições de vida para todos os povos, em todos os tempos.   Tomemos como exemplo o confronto entre Davi e Golias. Tão rico e tão atual que mereceu documentários e muitos filmes. Resumindo a história relatada no primeiro livro de Samuel, temos  um filisteu, inimigo do povo de Israel chamado Golias, guerreiro profissional com mais de dois metros de altura que lança um desafio de guerra ao povo de Deus. Pela proposta, a guerra dar-se-ia entre um representante de cada nação. A vitória de um valeria para a nação inteira.  Golias tinha unanimidade do seu povo, os filisteus. Do lado de Israel ninguém se encorajava a lutar contra o gigante, todos se intimidaram, contudo um que nem soldado era, mas  jovem pastor de ovelhas chamado Davi, não suportou a afronta sobre seu povo e aceitou a missão.

    Foi por todos, e inclusive pelo rei da sua nação dissuadido a desistir, pois, todos estavam convictos de que caminharia para a morte. Mas dada a insistência do jovem, o rei Saul lhe preparou toda a armadura. Davi fardou-se a rigor segundo o fardamento militar da época. Couraça sobre o peito, capacete de bronze e a espada na mão. Assim, experimentou andar. Após caminhar com dificuldade alguns passos despojou-se de toda a pesada indumentária e foi para a luta com as suas armas de costume. Escolheu cinco pedras lisas do ribeiro e sua funda e caminhou em nome de Deus na direção do gigante. O restante da história todos conhecem, uma pedra somente foi necessária e o gigante caiu por terra para sempre.

 “ Agora o importante é entendermos que o convite de Jesus se repete a todos os que desejam subir. ”

    Todos os fatos bíblicos são  sempre atuais,  continuamos e necessitamos vencer o Golias do pecado e dos desejos na nossa geração. É sempre um monstro com suas indecorosas propostas e seduções, mas com Deus o venceremos, pois, Deus nunca permite um Golias maior do que as nossas forças. Todo o ser humano é construído para vencer, esta lição de vida abre as portas a nossa vitória esmagadora. O grande segredo de Davi foi em despojar-se da indumentária alheia, entendeu ele e nos lembra que  Deus estabeleceu vocações e dons específicos a cada ser humano, se soubermos utilizar a habilidade advinda da nossa vocação seremos de fato vitoriosos. contudo se olharmos com inveja para a vocação vitoriosa do amigo ou colega imaginando realizar o mesmo trabalho, o mesmo automóvel, a mesma morada...., então Golias será vitorioso. São muitos os homens desta geração que saem da sua vocação profissional, abandonam o seu dom maravilhoso, tentados a imitar os outros, desprezando a realização e a felicidade por cobiçar dinheiro e projeção humana.  

    Davi fez justamente o oposto, ao receber a armadura de guerra, comum a todos os soldados, a rejeitou, optou por lutar com as suas próprias armas, as quais conhecia por vocação desde a infância. Parece um ato simples, mas isto só acontece por inspiração divina, ter a humildade de ir contra os preceitos vaidosos desde século, para conformar-se com a vestimenta de Jesus é para poucos. O mundo de hoje vende a felicidade do muito dinheiro, ostentação e poder, não importam, rejeitando princípios e valores concedidos através dos dons e da vocação. Somos dotados de preciosa habilidade vocacional, na qual todos nos tornamos realizados, felizes e vencedores, mas o diabo para deturpar o caráter, coloca sorridentes artistas, atletas e cantores nas principais capas de revistas e jornais como se ali residisse toda a felicidade. Por isso, o mundo de hoje, mais do que nunca, luta fora da vocação e, com armas alheias caminha de olhos vendados para o abismo. Se desejarmos ser vencedores como Davi, ouçamos a voz inconfundível da vocação, pois, Deus no-la concedeu como arma para vencer os gigantes do orgulho e arrogância que matam a felicidade e furtam a alegria de viver. Que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.

 mazzarollo@coimpressa.com.br

José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min; E na TV Urbana, assista ao Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 22h às 22h30min na TV Urbana (UHF 55 e NET 11).

 

Nenhum comentário: