quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Clássicos da música gaúcha com roupagem erudita no MusiCâmara de setembro

 
 O grupo é formado por Jacson Jaques (voz e violão), André Machado (acordeon e arranjos), Rafa Martins (percussão), João Alberto Silva (violino I), David Garcia (violino II), Cassiano Rocha (viola) e Ailton Abreu (violoncelo e produção).  Foto: Lucca Defferrari

 As edições de setembro do projeto MusiCâmara apresentaram para o público a estreia do Arte Gaúcha, projeto também desenvolvido pela PRESTO Produções e Promoções Artísticas, que foi contemplado em primeiro lugar no Fundo Municipal de Cultura (FMC).

   O Arte Gaúcha propõe uma releitura de clássicos da música gaúcha – tradicional/folclórica e popular –, integrando-se à linguagem da música erudita. Esta junção é possível por meio de arranjos especialmente elaborados e interpretados por uma formação instrumental pouco comum na realização deste repertório: quarteto de cordas, voz e violão, acordeon, percussão.

  O grupo é formado por Jacson Jaques (voz e violão), André Machado (acordeon e arranjos), Rafa Martins (percussão), João Alberto Silva (violino I), David Garcia (violino II), Cassiano Rocha (viola) e Ailton Abreu (violoncelo e produção).

   Diferentemente do habitual, o concerto em São Leopoldo foi realizado na quarta-feira (17), na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro). Na quinta (18), o mesmo programa foi apresentado no Auditório do Clube de Empregados da Petrobras/CEPE (Av. Getúlio Vargas, 11001 - São José), em Canoas. As edições do MusiCâmara iniciaram às 20h, com entrada franca. O projeto MusiCâmara é uma realização da PRESTO Produções e Promoções Artísticas e do Ministério da Cultura.

   No programa dos concertos, o Arte Gaúcha revisitou as conhecidas canções tradicionalistas, como Canto Alegretense, Querência amada, Desgarrados, Vira Virou, entre outras.

Arte Gaúcha
  A busca por novas formas de chegar às pessoas através da música, passa pela leitura do que já foi interpretado, porém, possibilitando outro ouvir e sentir. Assim, o público terá a oportunidade de apreciar a união da música tradicionalista e erudita.
  Para o acordeonista André Machado, o Arte Gaúcha “buscar revisitar canções já muito conhecidas do cancioneiro gaúcho, tendo como pano de fundo uma estética de música de câmara.”

  Segundo o violonista Jacson Jaques, o compromisso do Arte Gaúcha é mostrar “um trabalho onde o regional e o erudito se encontram, formando uma sonoridade urbana, porém enraizada nas tradições do nosso estado.”

Programa:
Vitor Ramil – Semeadura; J. B. Machado / J. M. Silva - Guri; Teixeirinha - Querência Amada; Zé Flávio - Canção da meia noite; Cenair Maicá - Canto dos livres; Gilberto Monteiro - Milonga para as missões; Mário Barbará - Desgarrados; Kledir Ramil - Vira virou; José Fogaça - Vento negro; Leonardo - Céu, sol, sul; Antonio Augusto Fagundes e Euclides Fagundes - Canto Alegretense.

MusiCâmara
  Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Desde então, já foram realizados 81 concertos.

  Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

  O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.

  Para mais informações, o contato pode ser feito com a PRESTO Produções e Promoções Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e (51) 9278-5967, pelo site www.prestosl.com.br pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS. (Ana Paula Figueiredo)



Nenhum comentário: