sábado, 23 de maio de 2009

João Severino: O "Pedal de Ouro" de Esteio







Considerado o ciclista mais antigo em plena atividade e o que mais pedalou em Esteio nos últimos 50 anos, João Severino circula diariamente com sua bicicleta marca Monark - modelo de luxo - que adquiriu novinha em folha, na loja IMCOSUL, no ano de 1961, em Esteio. A “Bike” do "Pedal de Ouro" esteiense é muito conservada e toda original, inclusive a pintura.

João Severino – 66 anos – é natural de Gravataí, mas veio residir em Esteio ainda neném. Filho do casal Antonio e Elemira (já falecidos) é conhecidíssimo nas cidades de Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas por passar os últimos anos pedalando diariamente, mais de 10 horas por dia. João é solteiro, Colorado e reside na Rua Rio Grande, próximo a Morada de Esteio. Segundo ele, é pensionista do INAMPS (antigo instituto nacional de assistência médica e previdência social. Atualmente, recebe sua pensão do Ministério da Previdência Social, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente, compete ao Ministério da Previdência Social, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conceder o seu benefício e ao Ministério da Saúde oferecer assistência à saúde do João por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

João Severino dá um exemplo de bom ciclista, nunca sofreu nenhum acidente, não tem costume de parar para conversar com desconhecidos porque sua vida está resumida em pedalar, pedalar e pedalar. Segundo seus amigos ele já foi várias vezes ao litoral gaúcho com sua “Bike” de estimação. O conserto da “jóinha” fica por conta do Benjamin, seu amigão, do Ponto do Ciclista e outra empresa, eventualmente fornece os pneus, dizem.

O João Severino é uma pessoa honesta, simples, querida pelos seus familiares e amigos, um batalhador que sempre trabalhou como autônomo auxiliando seu pai. Quem é esteiense da gema, certamente vai lembrar do menino João responsável pela portaria da Fábrica de Papél Três Portos, com saida para a BR 116. Lembram? Á noite ninguém mais encontra o nosso famoso ciclista esteiense pedalando, porque os tempos mudaram e ele não é mais tão jovem assim e também não deseja perder sua bicicleta para os ladrões que andam soltos pelas ruas da cidade.

Segundo João Severino que é considerado o ciclista mais antigo em atividade diária em Esteio, as bicicletas necessitam de cuidados especiais para que possa funcionar satisfatoriamente. Ele disse que nunca lavou a sua bicicleta com querosene ou outro solvente, porque podem penetrar nos cubos de rodas, retirando a graxa interna dos rolamentos.

“Quando passear em locais com lama, maresia, ou chuva forte é necessário limpar bem a bicicleta e imediatamente, relubrificando a corrente, pois assim ela dura muito mais”, recomendou.

João também recomenda para que todos ciclistas nunca exagerem na quantidade do óleo lubrificante (Singer) na corrente, pois é muitos prejudicial. “Não usem óleo de cozinha (comestível) nas bicicletas, em hipótese alguma”, finalizou.

De hoje em diante, quando você encontrar o João Severino pedalando pelo Município de Esteio, ou cidades vizinhas, depois de tanto tempo saberá um pouco mais sobre sua vida.



O que você acha desta situação?

Mande seu comentário.

Nenhum comentário: