O paciente enfrenta fila para retirada de
ficha, muitas vezes à noite, com frio, chuva e falta de segurança. Enfrenta
fila para o atendimento médico e requisição de exames, enfrenta fila em busca da
autorização dos exames e quando obtém a autorização o paciente vai até o
laboratório terceirizado ou Hospital fazer os exames e, se tiver muita sorte, só Deus
sabe quando pode retornar a secretaria de saúde para entrar novamente na fila, marcar a
reconsulta e entrar na fila novamente para apresentar os exames ao médico. Simples assim, mas ainda não falei nas filas para conseguir medicamentos, quando tem.
As filas são constantes para retirar fichas
de atendimento nos postos de saúde, geralmente iniciam às 5h e as unidades básicas de saúde abrem às 8h distribuindo as fichas para o atendimento médico. No caso de alguns postos de
saúde, idosos, mulheres grávidas e pessoas com necessidades especiais estão
preocupadas com a insegurança durante à madrugada e a falta de
abrigo, principalmente nos dias de chuva.
A secretaria
municipal de saúde deveria agilizar ações para mudar o sistema de retirada de
ficha, marcação de consulta, atendimento médico e de exames laboratoriais, eliminando
as filas nos postos de saúde, clinicas terceirizadas e no Hospital
São Camilo, absorvendo a demanda e facilitando a vida dos esteienses.
Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, segunda-feira, dia 18 de setembro de 2017, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nickollas Gomes (Centro), na Rua Fernando Ferrari, 948, esquina com a Avenida Padre Claret, em Esteio. |
Esteio: o clíck indiscreto POSITIVO do nosso dia-a-dia
Contrato aumentará oferta de consultas médicas nos postos de saúde
Em breve, os moradores de Esteio passarão a contar com mais atendimentos de médicos pediatra, ginecologista/obstetra, clínico/de família, psiquiatra e cardiologista na rede municipal pública de saúde. A Prefeitura Municipal realizou um processo licitatório para contratação de uma empresa para prestar serviços médicos de forma a ampliar o número de consultas nessas especialidades. No dia 30 de agosto, o prefeito Leonardo Pascoal assinou o contrato com Eduardo Emerim, diretor técnico da Emmed Serviços de Saúde, vencedora da licitação.
Foto: Adriano Rosa da Rocha. |
“Esta ação tem um significado muito importante em nossos esforços para qualificar os serviços de saúde da rede municipal. É consequência de uma discussão que estamos fazendo desde o início do mandato sobre como ampliar o quantitativo de consultas. O resultado mais importante que desejamos é garantir o atendimento para a população de Esteio”, enfatizou Pascoal.
O secretário Municipal de Saúde (SMS), Gerson Cutruneo, destacou que um maior número de consultas nas unidades básicas de saúde (UBS) pode contribuir para desafogar o Hospital São Camilo. “As pessoas acabam procurando o hospital quando não conseguem atendimento na UBS. Com esta medida, vamos conseguir ampliar a resolubilidade tanto na atenção básica quanto no São Camilo”, comentou.
Os profissionais da empresa vão atuar nos postos de saúde e também nos centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Município, junto aos atuais servidores de carreira. Conforme os documentos da licitação, estão previstas uma média mensal de 580 horas de pediatra, 500 horas de ginecologista/obstetra, 1.280 horas de médico clínico/médico de família, 100 horas de psiquiatra e 500 horas de cardiologista. Estes quantitativos foram definidos após um estudo técnico feito pela SMS.
Passada a assinatura do contrato, agora começa um prazo de até dez dias para a emissão da ordem de início dos serviços. A SMS fará reuniões com os representantes da empresa para apresentar as grades de horários e definir as escalas dos médicos.
A iniciativa faz parte do programa Esteio por Mais Saúde, que tem por objetivo qualificar a rede básica de saúde no município e, com isso, prestar melhores serviços à população. Além da contratação de consultas e exames, também estão previstas a ampliação do número de profissionais no setor, compra de equipamentos, melhorias na Farmácia Básica e na Fundação de Saúde Pública São Camilo e modernização nas unidades básicas de saúde (UBSs). A assinatura do contrato teve a participação, ainda, do vice-prefeito municipal, Jaime da Rosa, e da procuradora Geral do Município, Carolina Weber.
(Fonte: Prefeitura de Esteio - Texto: Djalma Corrêa Pacheco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário