sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Desfile de 7 de setembro volta para a Presidente Vargas quase 30 anos depois e movimenta Esteio no feriado nacional

O desfile cívico em comemoração a independência do Brasil reúne mais de 3 mil pessoas. Nem mesmo o calor impediu que a população comparecesse ao evento. 
  
A Banda de Música da Brigada Militar foi criada em 15 de Novembro de 1895, por decreto do então Governador do Estado, Dr. Júlio de Castilhos, com o objetivo de elevar o moral da tropa, animando-a com suas canções, hinos e dobrados militares. Ela também participou de todos os movimentos revolucionários, nos quais a Brigada Militar marchou em defesa do pendão auriverde. Esteve presente em grandes momentos políticos e sociais, abrilhantando-os com a sua presença. As Bandas Militares dão marcialidade às formaturas, desfiles e solenidades, dentro e fora dos quartéis, e são os melhores instrumentos de relações públicas das Instituições Militares, estreitando os laços de integração entre as comunidades civil e militar.


A tradição do desfile na avenida mais antiga do município atraiu o público esteienses que atendeu o chamado dos organizadores, participaram, prestigiaram e ficaram até o fim do evento, querendo mais para 2018. 


A comemoração pelo dia da independência do Brasil este ano foi realizado na Presidente Vargas, principal e mais antiga avenida da cidade e teve seu início às 9h em ponto, quinta-feira (7), com a chegada dos atletas da Associação dos corredores de Esteio conduzindo a Chama Cívica e na sequência o desfile com a participação das escolas com suas bandas e servidores municipais, pelotão da cidadania, ONGS, escoteiros e agentes mirins. 

   A banda da Brigada Militar fez a abertura da apresentação dos grupamentos militares, seguido das viaturas que representaram do 18º Batalhão de Infantaria Motorizada e logo após, as viaturas da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e cavalarianos tradicionalistas de CTGs do Município. O encerramento do desfile ocorreu às 11h 30min no com a solenidade do “Abafamento da Chama Simbólica”, pelo prefeito Leonardo Pascoal marcando o fim do resgate, em 2017, da tradicional e belíssima cerimônia em comemoração à Declaração de Independência do Brasil.

   Algumas vias foram interditadas pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana em razão do desfile e liberadas após o encerramento. A avenida principal e todos os acessos a ela foram interditados, entre as ruas José Machado Lopes e Santo Amaro Outros bloqueios foram parciais. Logo após o encerramento, com a colaboração da população, todo o percurso utilizado para o desfile estava completamente limpo.

   O efetivo da Guarda Municipal prestou apoio na atuação de bloqueios de vias  garantindo e também a segurança de todos participantes e também na dispersão do evento. Além disso, a secretaria de trânsito disponibilizou seus agentes para atuar na organização do trânsito e servidores de limpeza urbana para assegurar a limpeza do local durante e após o desfile.

   Quase 30 anos depois, o desfile abrilhantado pela grande participação do público, foi bonito e bem organizado superando todas as expectativas da maioria dos participantes. Não faltaram temas diversos à sociedade, entre eles o resgate aos valores esquecidos, a Inclusão Social, Não à Violência, Amor à Pátria, Preservação da Natureza e meio Ambiente, Ações Culturais,  Água é essencial à vida, entre outros. 

   “O desfile trouxe para mim belas recordações dos anos distantes, algo tão bonito, de me deixar todos arrepiado. Aproveitei para trazer meus filhos para que desde pequenos eles possam compreender o significado desta data tão significativa e a importância que cada brasileiro tem de cumprir com seu papel de cidadão, honrando e amando a nossa pátria”, declarou o mecânico João Carlos Bernardo.



Veja as imagens de alguns momentos do desfile oficial em homenagem as comemorações da Independência do Brasil, na Avenida Presidente Vargas, em Esteio. Centenas de esteienses acompanharam o sucesso do desfile.




















































































































































































































































































Veja muito mais imagens de alguns momentos inesquecíveis do desfile oficial em homenagem as comemorações da Independência do Brasil, na Avenida Presidente Vargas, em Esteio. Centenas de esteienses participaram e acompanharam o sucesso do desfile. Confira novas fotos do desfile que serão publicadas aqui, na próxima quinta-feira, dia 14/09/2017.





Um comentário:

Unknown disse...

Pelo que vi, nas fotos foi muito lindo, parabéns, só deveria ser, mais divulgado nas redes sociais, uma semana antes e uns dias anteriores, eu fiquei sabendo no dia e perdi de ver, só consegui chegar no desfile de carros antigos.