Câmara de Vereadores de Esteio homenageou, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, os 11 anos de instituição da Guarda Municipal. Criada através da Lei Municipal 3.921/2005, a guarda iniciou suas atividades no município em 19 de junho de 2006. A ideia, de iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Felipe Costella (PMDB), Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes (PP) e Mário Couto (PDT), foi reconhecer os relevantes serviços prestados ao município em prol da segurança pública e nas ações que contribuem com a paz social.
Durante a cerimônia, que contou com a presença do prefeito, Leonardo Pascoal (PP), além do comandante do Corpo de Bombeiros, Álvaro Nascimento, e do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, e dos vereadores Euclides Castro (PP), Harri Zanoni(PSB), Rute Pereira(PMDB) e Luiz Duarte (PT), uma distinção alusiva à data foi entregue ao comandante da Guarda, João Ricardo Matos.
Em seu pronunciamento, Felipe Costella, frisou a sintonia entre os poderes e a parceria entre a o Poder Legislativo e o Executivo, visando a qualificação e o aparelhamento da guarda. Felipe ainda destacou a redução no orçamento da Câmara para aquisição de imobilizadores, ou Taisers e parabenizou o prefeito pela atuação na segurança pública."O órgão tem sido fundamental nas ações de segurança pública em nossa cidade. Parabéns a todos os agentes e ao Executivo que compreende a importância deste trabalho para nossa cidade", disse.
Já o comandante da Guarda, João Ricardo, fez um relato sobre a guarda e agradeceu a confiança da atual administração que o colocou à frente da instituição. “Ao longo destes 11 anos, os obstáculos e experiências contribuíram para a nossa evolução pessoal e profissional”, afirmou. João Ricardo lembrou da mudança implantada nos últimos meses. “A dedicação e motivação dos 43 servidores da Guarda Municipal foi determinante para o sucesso e aceitação da comunidade esteienses desta nova forma de atuação, cujo marco foi o lançamento do programa Guarda Mais Presente”, disse.
Também o prefeito, Leonardo Pascoal, falou sobre a evolução da guarda e o trabalho voltado não somente como guardião do patrimônio público, mas agora voltado à segurança da comunidade."A Guarda Municipal terá do Executivo um olhar diferenciado e prioritário, e o resultado do trabalho diário de vocês é essa confiança de que nós, gestores, temos de que devemos investir cada vez mais", salientou, explicando a redução de 23% nos indicadores de violência em Esteio.
A atividade contou com a presença da Guarda Municipal de Novo Hamburgo. (Terezinha Bobsin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário