segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Leo Dahmer assume presidência da Câmara de Esteio para mandato-tampão

A nova mesa diretora: Harri Zanoni, Leonardo Pascoal, Leonardo Dahmer e Marcelo Kohlrausch 
  

    A nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Esteio foi eleita na terça-feira (18), em sessão descentralizada, na escola municipal Clodovino Soares, para o mandato-tampão até dezembro deste ano. Leonardo Dahmer (PT), foi eleito presidente por unanimidade. Também os vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Leonardo Pascoal(PP) e Harri Zanoni (PSB), como vice-presidente, 1º e 2º secretários, respectivamente, foram eleitos. Dahmer vinha conduzindo os trabalhos do Legislativo desde o dia 11, depois da renúncia da presidente Jane Battistello (SD),  que vinha sofrendo processo de destituição do cargo desde maio, através de Comissão Temporária Processante, instaurada pela maioria dos vereadores no Legislativo esteiense. O relatório de 27 páginas com denúncias de possíveis irregularidades na administração da Câmara de Vereadores,  deveria ser votado em sessão marcada para 13 de agosto, mas com a renúncia, a comissão foi encerrada e o processo, de 400 páginas contra a ex-presidente, montado pela Comissão Processante, integrada pelos vereadores Michele Pereira (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Jaime da Rosa (PSB), será encaminhado ao Ministério Público do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado (TCU) nos próximos dias pela nova Mesa Diretora. 


   O dossiê contém depoimentos de diversos funcionários, testemunhas de defesa e de acusação, além de gravações das câmeras internas desde o início da gestão, em janeiro. Na conclusão, o documento opinava pela destituição da presidente: "tem se fartamente comprovado que a Presidente da Câmara, Vereadora Jane Battistello, omitiu-se de atribuições a ela conferidas pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Esteio, notadamente o art. 27 do referido diploma legal, atitude esta que implica na descompostura do exercício da função que ocupa, se lhe impondo a destituição da Presidência".

   A ex-presidente vinha desde abril comandando o Legislativo sozinha, depois que os vereadores Beatriz Lopes (vice-presidente), Rafael Figliero (1º Secretário) e Leonardo Dahmer (2º Secretário), renunciaram coletivamente aos cargos da mesa por discordarem da forma como estava sendo conduzida a administração da Câmara. (Terezinha Bobsin)


Como  foi a votação: 

Leonardo Dahmer:  eleito por unanimidade.
Marcelo Kohlrausch: teve seis votos a favor; três votos contra e uma abstenção.
Leonardo Pascoal: teve seis votos a favor; três votos contra e uma abstenção.
Harri Zanoni: eleito por unanimidade.





Nenhum comentário: