O projeto lúdico, desenvolvido pela LBV em Glorinha, busca integrar a criança ao meio ambiente e a um cardápio de qualidade.
A Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve diversos projetos visando ao desenvolvimento integral das crianças que atende. Uma das ações que o Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur promove é o plantio de uma horta. O projeto busca integrar a criança ao meio ambiente e à alimentação de qualidade.
Contudo, a ação lúdica, promovida pela Oficina do Saber, do programa Criança: Futuro no Presente!,teve início na sala de atividade. As educadoras sociais da Instituição organizaram uma roda de debates a fim de pontuar para os pequenos a importância de uma alimentação correta, trabalhando ainda a conscientização para que não haja desperdício de comida.
Os debates surtiram efeito. As crianças entenderam o recado e trouxeram de suas casas figuras de alimentos saudáveis. Com este material, construíram uma pirâmide alimentar que está exposta na sala da oficina.
O próximo passo entusiasmou a garotada. Com o apoio da equipe multidisciplinar da LBV, as crianças colocaram a mãos na massa e realizaram o plantio de alface, couve, cebolinha verde e salsa. Eles acompanharam o crescimento das verduras e fizeram questão de colhê-las, para que fizessem parte do cardápio oferecido pela Entidade.
É importante ressaltar que o cardápio preparado pela Instituição é adequado para cada faixa etária e segue o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). “Estou adorando o projeto da horta, estamos cuidando das plantas porque elas precisam de água, terra, adubo e sol. As plantas que estamos cultivando são lindas e saudáveis para nós”, disse a atendida Natalha, de 10 anos.
O cultivo da horta fez com que muitos atendidos mudassem seus hábitos alimentares e levassem essa ideia para seus pais e familiares, por compreenderem o quanto esses alimentos auxiliam na saúde e no desenvolvimento físico. “Vejo que as verduras fazem bem para a saúde. Aqui na LBV a gente cultiva vários tipos de verduras, eu gosto muito”, comenta Natalia, de 9 anos.
A horta caiu tanto no gosto dos pequenos que terá continuidade, garante a assistente social Aparecida Bianchi. Um pedido como esse não poderia ser negado, não é? Mas para que o projeto siga tendo sucesso, as próprias crianças sabem que não podem deixar a peteca cair! “Temos que ter o maior cuidado, carinho e amor com os alimentos. É muito importante termos um espaço para criar uma horta, onde podemos colocar terra apropriada, regar as plantas e comer esse alimento saudável”, explica Ariane, de 9 anos.
Em Glorinha, RS, o Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade, está localizado na RS 030, Km 19, Parada 119 – Guabiroba. Informações pelo telefone: (51) 3487-2600.
Nenhum comentário:
Postar um comentário