sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Duo de canto e piano no projeto MusiCâmara de novembro

  
 Angela Diel apresenta-se anualmente em palcos da Europa.
 Entre seus trabalhos, ela tem dois discos lançados,
e foi vencedora do prêmio Açorianos de Música
como melhor intérprete erudita em 2009.

(Foto: Ingrid Soderweiss)

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Desde então, já foram realizados 85 concertos.


  Neste mês de novembro, o projeto MusiCâmara teve apenas uma edição, que ocorreu no dia 28, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro), em São Leopoldo, às 20h. Os convidados são a mezzo-soprano Angela Diel e o pianista Fernando Rauber Gonçalves, dois importantes  nomes da música erudita no Rio Grande do Sul.

   Os músicos trouseram para o público uma homenagem aos 190 anos da imigração alemã no estado, comemorado em 25 de julho. O programa, intitulado Canções Alemãs, apresentou um repertório dedicado a peças de autores germânicos, como Johann Sebastian Bach, Franz Schubert, Clara e Robert Schumann, Johannes Brahms e Richard Strauss.

   Com entrada franca, o projeto MusiCâmara foi uma realização da PRESTO Produções e Promoções Artísticas e do Ministério da Cultura.


 Angela Diel

   Além de atuar como solista em Óperas, Oratórios, Missas e Cantatas com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Centro Musical da PUC/RS, Orquestra SESI/Fundarte, Orquestra da Ulbra, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Unisinos, Orquestra Sinfônica da UCS e Orquestra Municipal de São Paulo, Angela apresenta-se anualmente em palcos da Europa. Entre seus trabalhos, ela tem dois discos lançados, e foi vencedora do prêmio Açorianos de Música como melhor intérprete erudita em 2009.

 Fernando Rauber Gonçalves
   
O pianista é Bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente está concluindo Doutorado em Música na mesma instituição. O pianista atua na Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 2009 e leciona piano também na UCS.

 Programa:

  Felix Mendelssohn  (1809 – 1847) Auf Flügeln des Gesanges; Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) An Chloe Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) Bist Du bei mir; Franz Schubert (1797 - 1828), Ständchen, Heidenröslein, An die Musik, An den Mond, Die Forelle e Der Lindenbaum; Clara Schumann (1819 - 1896) Liebst Du um Schönheit; Robert Schumann (1810 - 1856) Ich grolle nicht, Widmung; Johannes Brahms (1833 - 1897) O wüsst ich doch den Weg zurück, Die Mainacht; Richard Strauss (1864 – 1949) Morgen, Zueignung.

  Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Desde então, já foram realizados 85 concertos.

Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

  O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.

    Para mais informações, o contato pode ser feito com a PRESTO Produções e Promoções Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.


Nenhum comentário: