sábado, 27 de dezembro de 2014

A obra mais difícil

Para cumprir uma decisão espiritual não basta satisfazer as condições terrenas, mas requer acima de tudo muita humildade, coisa que afronta a vaidosa natureza humana. 

José Mazzarollo

Há muitas obras consideradas difíceis aos homens, mas dentre elas estão ações de ordem espiritual. São tão mais difíceis, que ao longo da história, as pesquisas cientificas  e a evolução tecnológica alcançaram patamares de desenvolvimento inimagináveis. No entanto, espiritualmente, o homem desce sempre mais no abismo da imoralidade a cada geração que passa. Dentre as grandes obras espirituais necessárias e difíceis está o controle dos próprios atos, aplicando a humildade no lugar do orgulho. Obras exteriores de caridade ainda são praticadas, contudo o difícil é sempre a obra interior, matar as feras do próprio coração é uma missão quase impossível, pois, é mais agradável denunciar os defeitos do próximo.

Tomemos um fato bíblico para melhor entender: no passado a lepra era uma doença incurável à população, além de afastar do convívio seus portadores para evitar o risco de contágio. Um alto oficial Sírio chamado Naamã, foi vítima deste mal, com ele morava uma serva israelita, ao perceber a angústia do seu senhor, recomendou-lhe uma viagem a Israel junto ao profeta para alcançar a cura. Mobilizou-se rapidamente o oficial e buscou junto ao  rei da nação, credenciais para facilitar sua estada na nação de Israel.

Dentre as grandes obras espirituais necessárias e difíceis está o controle dos próprios atos, aplicando a humildade no lugar do orgulho.

Chegando em Israel, foi encaminhado a casa do profeta Eliseu, que ao avistá-lo enviou um mensageiro com instruções para que mergulhasse sete vezes no rio Jordão, garantido-lhe com esse ritual a esperada cura da lepra. No entanto, a reação do oficial foi  impulsiva e de total indignação, afinal, como aceitar ordens de um mensageiro de terceiro escalão,  não deveria pessoalmente o profeta atendê-lo  e com grande pompa conduzir o trabalho de crua? Isto passou pela cabeça de Naamã. Contudo para a boa cura é necessário quebrar o jugo da vaidade e do orgulho, e como tratava-se de um milagre exclusivo de Deus, toda a oposição se levantaria contra o prodígio. Seus  oficiais que o acompanhavam o persuadiram a mudar de ideia conforme relato: Então chegaram a ele os oficiais , e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil acaso não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te, e ficarás limpo( IIRs 5.13). Realmente o pedido  de entrar na água, visto sob o ângulo físico, era extremamente fácil de cumprir, até porque havia o costume  lavar-se na água dos rios e  também os banhos a céu aberto. Mas a questão não era física, por isso a grande dificuldade.  Quando as questões são de caráter espiritual, muralhas invisíveis se levantam para impedir qualquer ação positiva.

Para cumprir uma decisão espiritual não basta satisfazer as condições terrenas, mas requer acima de tudo muita humildade, coisa que afronta a vaidosa natureza humana. Para os orgulhosos pedir-lhes atos humildes é o mesmo que solicitar-lhes a morte. Podemos avaliar a sociedade do presente, da qual fazemos parte, e medir as dificuldades ao verdadeiro trabalho espiritual, incluindo a nossa própria morada. Uma festa idólatra reúne milhares de pessoas que pagam qualquer preço para participar. O mesmo convite para o estudo e meditação das escrituras, encontra barreiras e justificativas de toda a ordem. Podemos perceber o sucesso que alcança a programação que presta culto ao deus deste século.

Tomemos para nós este ensino, a cura e a solução dos problemas passa por caminhos difíceis, cabe a cada um a solução,  e que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.

Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br

José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min; E na TV Urbana, assista ao Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 22h às 22h 30min na TV Urbana (UHF 55 e NET 11); Leia também  o livro “Receitas Espirituais”, disponível em todas as livrarias.



Nenhum comentário: