sábado, 3 de maio de 2014

Esteio: Lançado o livro "O lugar das diferenças nas práticas cotidianas"

  
A cerimônia, que contou com a participação da secretária de Educação, Carla Escosteguy, com o secretário de Educação de Sapucaia do Sul, Edson Portilho, além dos vereadores Beatriz Lopes(PT), Felipe Costella(PMDB), Harri Zanoni(PSB), Jaime da Rosa(PSB), Jane Battistello(SDD), Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira(PT) e Rafael Figliero(PTB),  foi conduzida pelo presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT). 


O Legislativo tem contribuído e tem sido palco de discussões desta temática, seja em solenidades que homenageiam e reconhecem a contribuição dos povos, seja em plenárias

  Relatos sobre experiências nas escolas municipais de Esteio com a temática educação e diversidade foram compilados em livro, que leva o título “O lugar das diferenças nas práticas cotidianas”. A obra, uma iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com a Câmara de Vereadores, foi lançada no último dia 15 de abril, no Plenário Luiz Alécio Frainer, no Legislativo. A cerimônia, que contou com a participação da secretária de Educação, Carla Escosteguy, com o secretário de Educação de Sapucaia do Sul, Edson Portilho, além dos vereadores Beatriz Lopes(PT), Felipe Costella(PMDB), Harri Zanoni(PSB), Jaime da Rosa(PSB), Jane battistello(SDD), Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch(PDT),Michele Pereira(PT) e Rafael Figliero(PTB),  foi conduzida pelo presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT). 

  Durante a solenidade, as professoras Graziela Oliveira Neto e Tatiana Meirelles, ressaltam que a obra é fruto do trabalho de muitos professores que atuam ou atuaram na rede municipal de ensino e que conta com mais de uma dezena de relatos de práticas que envolvem a diversidade racial, especialmente sobre o resgate e a valorização dos antepassados africanos e indígenas. "A contribuição destes povos em nossa história tem sido alvo de constantes debates e estudos nas escolas municipais. Ainda temos muitos desafios, principalmente com a implementação da lei 10.639/03, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira", destacaram.

  O vereador Jaime da Rosa, presidente da Câmara em 2013, quando foi repassado o recurso de R$ 5,6 mil para custear a impressão da obras, falou sobre a importância da parceira entre os poderes constituídos. "O Legislativo tem contribuído e tem sido palco de discussões desta temática, seja em solenidades que homenageiam e reconhecem a contribuição dos povos, seja em plenárias", disse.

  Depois da solenidade, ocorreu a sessão de autógrafos e a realização do Seminário da Diversidade com o tema "Uma escola para todos". Até o dia 17, uma exposição de banners sobre Povos Indígenas montada no hall do Legislativo, e foi visitada pela comunidade. (Terezinha Bobsin)



Nenhum comentário: