sábado, 3 de maio de 2014

Câmara de Esteio comemora 65 anos do Colégio Coração de Maria

Câmara de Esteio comemora 65 anos do Colégio Coração de Maria
Câmara de Esteio comemora 65 anos do Colégio Coração de Maria
A Câmara de Vereadores de Esteio homenageou no mês passado os 65 anos do Colégio Coração de Maria na Sala de Sessões Luiz  Alécio Frainer. A iniciativa é do vereador Macelo Kohlrausch(PDT). A cerimônia contou com a apresentação artística do colégio, dirigada pela professora Rute Severo Cardoso composto pelos alunos da escola. Um vídeo institucional contou a história da instituição de ensino, que  se instalou antes da emancipação de Esteio.

Na oportunidade, a presidente, o prefeito Gilmar Rinaldi, o vice-prefeito, Costelinha, entrega placa de distinção à diretora da escola, Sirlei Maria Meneguzzi,  alusiva  à data. A atividade contou com a participação de professores e ex-alunos da escola.

História: Dia 19 de março de 1949, em seu nome, a Madre Teresa Ferrari recebeu o prédio, localizado na avenida Padre Claret. A nova comunidade será formada por Madre Joana Nadali, Irmã Clementina Zanovello e Irmã ângela Brugali, auxiliadas por duas professoras leigas.Eram duas casinhas de madeira. Numa, moravam as irmãs e a outra seria a escola.

  O número de alunos foi de 125 a 250 no ano seguinte. Permaneciam na escola o dia todo, dedicando-se à tarde aos trabalhos manuais. Atenta às necessidades da comunidade, a escola vai oferecendo novos cursos, além do elementar, jardim de infância, Curso intensivo de Comércio, Datilografia e Corte e Costura. Dessa forma, as famílias e a juventude operária encontraram um meio de preparar-se para exercer alguma profissão. Junto a Escola funcionava um Laboratório. Sua filosofia fundamenta-se no Amor Misericordioso do Coração de Jesus. Assume ainda hoje como missão promover uma educação integral de excelência, buscando desenvolver nos educandos potencias intelectuais e valores humano cristãos, para atuarem em uma sociedade em constante transformação. (Terezinha Bobsin)



Nenhum comentário: