domingo, 1 de maio de 2011

Velório no cemitério municipal de Esteio foi a luz de velas e telefone celular.

Entrada principal do Cemitério Municipal 2 de Novembro de Esteio
Poste caido defronte o Cemitério Municipal de Esteio durante temporal.
Poste caido defronte o Cemitério Municipal de Esteio durante temporal.

Velório em Esteio é uma cerimônia na qual a família, amigos e ex-colegas do morto, ás vezes, têm que passar pelo constrangimento de não ver o rosto do defunto à noite, ou seja, caso você morra algum dia, poderá passar pela pior experiência da sua vida, ou melhor, da sua morte. Ainda bem que, por falta de energia elétrica, você não irá ver o que acontece durante o seu velório. No cemitério municipal de Esteio a única luz de imergência que ainda existe, não funciona há muito tempo.


Os Velórios deveriam ser cerimônias fúnebres em que os falecidos são posto em exposição pública para permitir que seus familiares, amigos e outras pessoas interessadas possam ver o defunto pela última vez e honrar a sua memória antes do sepultamento. Mas em Esteio o pessoal, ás vezes, passa à noite olhando para os rostos dos falecidos com luz de vela e de telefone celular.

Alguns familiares e amigos expressaram indignação durante o velório no Cemitério Municipal 2 de Novembro em Esteio, porque das quatro câmaras mortuárias das capela, três estavam ocupadas e sem luz, a outra foi interditada por falta de manutenção.


Única luz de emergência que ainda existe na capela "D" no Cemitério Municipal de Esteio, mas não está funcionando.

 À noite, durante os três velórios no referido Cemitério a energia elétrica acabou e até o dia seguinte quando todos foram embora, ela não havia sido restabelecida. As empresas funerárias forneceram velas, mas os parentes e amigos somente conseguiram olhar o rosto dos falecidos com o uso de aparelhos celulares, o que é uma vergonha, falta de respeito e consideração.

Será que a Prefeitura de Esteio, a cidade (que quer ser) mais humana, não poderia recolocar as três luzes de emergência que foram retiradas há muito tempo e consertar a única que ainda está lá, mas não funciona?  Quanto ao estado geral do Cemitério só não é deplorável pelo esforço dos poucos e zelosos funcionários que prestam relevantes serviços a população.

Capela "C" do Cemitério Municipal de Esteio onde deveria estar funcionando a luz de emergência.
Capela "B" do Cemitério Municipal de Esteio onde deveria estar funcionando a luz de emergência.
O familiar de um morto que estava sendo velado em uma das capelas mortuárias e que passou à noite no velório, disse que foi uma noite de horror. Ele estava com o humor alterado, muita dor, insegurança e no escuro. “Nada de luz na capela, no corredor e na rua. Os vivos e os mortos merecem respeito”, desabafou.

Nas fotos a capela "A" do Cemitério Municipal de Esteio que ainda está interditada.
  
Atualmente em Esteio, se morrer mais de três pessoas no mesmo dia, a solução é velar em casa, capela particular ou em outra cidade, como vem acontecendo. Infelizmente a capela “A” no cemitério municipal ainda está interditada por falta de manutenção. 




Nenhum comentário: