domingo, 1 de maio de 2011

Em Esteio motoristas não respeitam o direito de idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, ocupando suas vagas preferenciais

Fotos: 19/04/2011 - Centro de Esteio.



  

Parece que os estacionamentos reservados para pessoas com necessidades especiais em Esteio são um incentivo aos maus motoristas. Diariamente, algumas pessoas sem deficiência física param os veículos em vagas especiais de deficientes, e eles acabam ficando sem vagas.

Infelizmente, alguns motoristas não respeitam as vagas para deficientes, idosos e gestantes. Eles não imaginam como seria se fosse ao contrário, mas teriam vários motivos para exigir vagas especiais para eles, mas desrespeitam a vaga dos portadores de necessidades especiais. Muitos justificam dizendo: “Estacionei aqui só por um minutinho, se chegar alguém com deficiência vou embora”, porque para eles não existe respeito ou sentido para vaga especial. “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”, dizem.






Veículos estacionados em vaga para pessoas portadoras de necessidades especiais. Foto arquivo - Esteio: o clíck indiscreto do dia-a- dia.

As fotos publicadas no blog mostram que alguns motoristas estacionam em vagas onde não deveriam nem parar, como vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais, tirando o direito de quem necessita. O nosso objetivo é transmitir a idéia de conscientizar aos motoristas que estacionam seus veículos em lugares que por lei são reservados para portadores de deficiências, alertando os infratores que isso não é correto. Em Esteio os deficientes físicos vêm sendo desrespeitados e tendo suas vagas utilizadas por motoristas que não querem andar mais um pouco para encontrar outra vaga. 


Essa situação de desrespeito com os deficientes se repete diariamente com alguns usuários nos ônibus, taxi-lotação e no também no Trensurb. O blog Esteio: o clíck indiscreto do dia-a-dia mostra a realidade e a falta de educação que alguns motoristas e usuários dos transportes coletivos, em situações parecidas, na cidade de Esteio.


Caso algum condutor do veículo mal estacionado em Esteio for portador de necessidades especiais, em minha opinião, deverá colocar o adesivo ou a credencial no pára-brisa ou painel do veículo na hora de estacionar, para não levar multa e a fama de mau motorista injustamente.


O Conselho Nacional de Trânsito decidiu disciplinar o uso das vagas especiais, a partir de agora os adesivos especiais estão sendo substituídos por carteiras que valem em todo o país e só podem estacionar nesses locais pessoas cadastradas e identificadas. Agora basta deixar a credencial a vista no painel do veículo e estacionar.







Nenhum comentário: