sábado, 4 de setembro de 2010

Esteiense chega ao topo do Huayna Potosí e do Illimani na Bolívia

O alpinista esteiense Julio Cesar Ribeiro, 37 anos, enfrentou um novo desafio: há duas semanas escalou o Huayana Potosí 6.088m, um pico da Cordilheira dos Andes localizado na Bolívia, situado a 25 km de La Paz, e une a linha da Cordillera Real ao maciço de Mamacora Taquesi e do Condoriri (ou Kondoriri) por uma cadeia de picos menores, porém abruptos.

A companhado pelo alpinista paulista, Michel Monteiro, de 29 anos, Ribeiro disse que escalaram a montanha em três dias. “Chegamos ao cume no dia 6 de julho. Na madrugada, saímos do último acampamento que fica 5.130 metros, o pico foi alcançado às 8 horas da manhã”,  explica. Foram três dias de neve intensa  e ventos fortes.


   No retorno para La Paz, os alpinistas descansaram e no dia 10 de julho partiram, novamente, para um desafio ainda maior: escalar o Nevado Illimani, que atinge os 6.439 m de altitude. O IIIimani é  a montanha de cartão postal e plano de fundo da cidade de La Paz, e a maior altitude da Cordillera Real .”O cume mais alto da Bolívia é o Sajama, mas este se encontra na Cordillera Ocidental, a outra cadeia montanhosa alta da Bolívia. “Segundo os moradores o Illimani é a montanha protetora de La Paz”, lembra. Foram quatro dias, enfrentando ventos fortes e  temperaturas  de 20 graus negativos para chegar  ao pico do Illimani . “ Escalamos durante  oito horas desde o último acampamento que fica a 5.400m, chamado Ninho de Condores”, ressalta. O alpinista voltou ao Brasil em 16 de julho.

Nenhum comentário: