quinta-feira, 2 de abril de 2009

Buracos na rua e perigo para motoristas






































As ruas de Esteio estão cheia de buracos, como revelam as fotos. Os desníveis estão causando acidentes devido a grande circulação de veículos.

Está na hora de a Secretaria Municipal de Obras olhar um pouco para a nossa cidade.
Agora com a suplementação de verbas aprovada pela Câmara de Vereadores, deveria mobilizar várias equipes de funcionários para reparar o grande número de buracos que se abrem diariamente na maioria das ruas e avenidas da cidade.

Em alguns locais os moradores temem que os pavimentos de asfalto na superfície das ruas se soltem e formem aberturas ainda maiores. A fim de amenizar o problema os esteienses colocam telhas, pedras, pneus e galhos de árvores dentro dos buracos para alertar pedestres e motoristas.

Agora com a chegada do inverno, época de chuvas, a comunidade sempre volta a conviver com os problemas ocasionados pelo aumento dos buracos que se multiplicam nas ruas, com os afundamentos nas pistas e o mato cobrindo a maioria das áreas das praças e dos passeios públicos.

As ruas e avenidas de Esteio são consideradas como uma “colcha de retalhos”, devido aos vários buracos e desníveis de pista exigem atenção dobrada dos motoristas que, podem ter o pneu do carro furado, a roda amassada, a suspensão quebrada e, em casos mais graves, até mesmo sofrer um acidente. É necessário ter muita paciência, atenção e tolerância neste período de chuvas, cujos buracos e remendos de asfalto que em Esteio parecem ser um problema sem solução.

As ruas em Esteio encontram-se comprometidas pelas trincas, buracos , crateras ou "panelas", que são causadas por infiltração da água, desagregação do material sob ação do tráfego de veículos, a diminuição gradual da resistência do asfalto, (por falta de qualidade?) falta de drenagem de águas pluviais, e abertura de valos para ligação de redes dágua e esgoto que causam danos no setor de direção, silenciador, cano de escapamento quebrado e desalinhamento das rodas e corte dos pneus dos veículos.

Há muitos anos que as nossas antigas ruas não recebem um novo revestimento asfáltico, por que os governos esteienses sempre optaram pela operação "Tapa Buraco". A situação poderia ser pior se a base do asfalto antigo não fosse de calçamento de pedra irregular. O que a maioria dos esteienses não compreendem é o descaso do governo com a conservação das ruas e avenidas do município.


O problema referente à pavimentação das ruas no centro da cidade e bairros, continua gerando muita reclamação por parte dos moradores e motoristas que transitam pela cidade. Numa primeira matéria postada aqui em nosso “Clíck” há algum tempo, mostramos a através das fotografias a necessidade de se melhorar a pavimentação asfáltica das ruas, mas até o momento nenhuma providência foi tomada, o que tem feito à situação piorar á cada dia.

Agora, a esperança dos esteienses é que a Prefeitura de Esteio possa resolver o problema antes que as ruas e avenidas do município fiquem completamente intransitável.

Nenhum comentário: