quinta-feira, 27 de abril de 2017

Sandro Severo aposta na prevenção contra violência

Sandro Severo

Programa de Prevenção de 
Acidentes nas Escolas do município foi apresentado dia 14 na 
Câmara de Esteio

   Através da instalação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar - Cipave ,  o vice-presidente da Câmara Municipal de Esteio, Sandro Severo(PSB), pretende, num esforço comum, preservar e auxiliar as escolas do município frente à realidade que afeta alunos e professores: a integridade física e o patrimônio público. Esta é a finalidade do anteprojeto de lei apresentado no dia 14, ao Plenário e que teve aprovação unânime.

  A ideia, segundo o parlamentar, é criar um canal de comunicação direto entre alunos, professores e pais para minimizar a situação de violência que vem refletindo, especialmente, na evasão escolar e repetência, causando até, danos psíquicos aos estudantes. Para o vereador, monitorar as condições de risco no que diz respeito a acidentes e violência, através de medidas preventivas, vai tornar a escola um lugar seguro. "Esteio está hoje entre as 20 cidades mais violentas do RS e devemos atuar na prevenção e no combate, iniciando pelas escolas, local de formação do futuro cidadão", afirma. A medida também visa fixar ações que unam professores, alunos, funcionários e pais, na busca do bem comum. 

   À Cipave caberá o desenvolvimento do trabalho de prevenção de acidentes, não somente nas escolas, mas também no lar, no trânsito, na comunidade em geral, com o objetivo de estimular a mentalidade de prevenção. Entre as atribuições estão a identificação dos locais de risco escolar e arredores, através de mapeamentos; a definição da frequência e a gravidade dos acidentes e da violência escolar; averiguação das circunstâncias e causas dos acidentes nas escolas, entre outras prevista na matéria.

   A comissão serão composta por alunos, pais; professores; direção da escola e  funcionários. A proposta segue nesta semana ao Executivo para análise e, se aprovado, volta para a Câmara em forma de projeto de lei para apreciação do Plenário. (Terezinha Bobsin)



Nenhum comentário: