sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Esteio conta com o Grupo Ciganas de Alma

Fernandes (Gitana Myusyk), Eloisa Gonçalves e Janice Fagundes da Rosa são as coordenadora do grupo.

O grupo artístico Ciganas de Alma de Esteio divulga a arte em sua livre expressão, levando adiante a cultura e tradição do povo cigano

  O grupo artístico de danças ciganas iniciou suas atividades no dia 12 de novembro de 2015, em Esteio. A coordenação do Ciganas de alma está sob a responsabilidade de Iolanda Fernandes (Gitana Myusyk), Eloisa Gonçalves e Janice Fagundes da Rosa e apadrinhado por Rose Winter (presidente da ACIRGS, Associação de Ciganos Itinerantes do Rio Grande do Sul).

   O grupo artístico vem divulgando a arte em sua livre expressão, levando adiante a cultura e tradição do povo cigano, recebendo orientações e assistência de duas ciganas de raiz que mostram o estilo cigano na arte da dança, “sem a intenção de ofender ou prejudicar uma etnia”, diz integrante do grupo.

   O grupo de gadjês (não-ciganos) se esforça por derrubar algumas barreiras que, ás vezes, separa o povo cigano dos demais povos, unindo e abrindo esses limites através da dança, sempre respeitando suas tradições, pureza dos hábitos e costumes. O grupo esteiense tem a preocupação e o critério de preservar o que de mais puro existe no original bailar de uma cigana e suas integrantes, procuram com o conhecimento que possuem preservar essa cultura milenar que foi despertada na alma de cada integrante. 

Fernandes (Gitana Myusyk), Eloisa Gonçalves e Janice Fagundes da Rosa são as coordenadora do grupo.
Segundo os especialistas em dança cigana, ela é contagiante por sua exuberância em cores, alegria e seus lindos movimentos que podem expressar amor, raiva, alegria, tristeza ou sensualidade, sempre com muita graça. É uma dança linda, atrativa e exótica, que eleva a auto-estima da dançarina quando ela envolve em cada movimento suas emoções. Entregando-se ao ritmo e a melodia da dança, a dançarina une seu coração à alma, redescobrindo a sensualidade e reencontrando o seu lado feminino. Certamente que ninguém sabe exatamente a origem da dança cigana, mas muitos podem afirmar que é uma dança mundial, considerando seu ecletismo nos ritmos e movimentos.



Nenhum comentário: