sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Câmara de Esteio homenageia professores e entrega Prêmio Paulo Freire


No evento 38 professores das redes estadual, particular e municipal, indicados por suas escolas, receberam uma distinção do legislativo.

Mais de 400 pessoas participaram no dia 25, da solenidade em homenagem ao  Dia do Professor, realizada pela Câmara de Vereadores de Esteio, na sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. 


  Durante a cerimônia, 38 professores das redes estadual, particular e municipal, indicados por suas escolas, receberam uma distinção do legislativo. O evento, conduzido pelo presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), pretendeu prestigiar o trabalho desenvolvido por estes profissionais.

   Para a vereadora proponente da atividade, Beatriz Lopes(PT), os professores enfrentam, a cada dia, os desafios de educar crianças e adolescentes. "Mesmo com as teorias que tentam explicar as dificuldades, é na sala de aula que o professor constrói o cidadão", discursou.  A vereadora relembrou a retomada, neste mandato, da homenagem aos professores e solicitou aos vereadores da próxima legislatura, que assumem em 1º de janeiro de 2017, a continuidade da proposta de manutenção da solenidade, como forma de resgatar a importância do professor,  parceiro de visão e experiência na construção do conhecimento, assumindo o seu papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, deve ser fonte de motivação para o aluno.

   Na oportunidade, a Câmara entregou, também, o Prêmio Paulo Freire/Destaque Esteio. Ao todo, foram agraciados 15 participantes de entidades governamentais e não governamentais. Os primeiros lugares de cada categoria receberam uma placa alusiva ao evento. Os vencedores da 5ª edição foram: “ECA e oração – é coração” – Colégio Coração de Maria e “Cuidando dos profissionais da Educação – Uma proposta de qualidade de vida, a partir da administração do estresse” – Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI). Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão avaliadora, integrada por professores renomados da Unisinos e Feevale.

   O prêmio foi instituído através do Decreto Legislativo nº 382, pela ex-vereadora Daianny Costa e retomado pela vereadora Beatriz Lopes em 2013. A ideia é conceder premiação às entidades governamentais, não governamentais e cidadãos que se destacarem pela atuação em educação, cultura e educação social no município de Esteio. Em parceira entre Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação e Esporte e secretaria de Arte e Cultura, a atividade tem como objetivo disseminar avanços do conhecimento e da prática social nas áreas de educação, da cultura popular e da educação social e divulgar projetos que sirvam de referência para outras iniciativas.

Confira os demais classificados:

Entidades governamentais:

2° lugar - “O amor verdadeiro” – CMEB - Vitorina Fabre

3° lugar - “Rede Formativa: (re)vitalização dos espaços das escolas de Educação Infantil do município de Esteio” – Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE)

Menção Honrosa para os seguintes projetos:

“Ações solidárias em Esteio” - CMEB - Vitorina Fabre

“Sinalizando na Escola: o aprendizado das Libras em Escolas regulares na cidade de Esteio/RS” - Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI)

“Projeto Construindo um Novo Caminho” – Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social - SMCDS,  (Terezinha Bobsin) 






Nenhum comentário: