terça-feira, 4 de novembro de 2014

Outubro Rosa simboliza a luta da Liga Feminina de Esteio contra o Câncer de Mama

Julia Swatowski  Glamour Girl Esteio e Maria Carolina Lemes Vidal Miss Esteio. (Foto Vip fotografia profissional)

A Liga é uma entidade de caráter beneficente que busca, sem fins lucrativos, combater o câncer através de trabalho voluntário de prevenção junto à comunidade. Em Esteio, a Liga Feminina de Combate ao Câncer presta assistência às pessoas de baixa renda, portadores da doença e que residem na cidade.


   O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização pela detecção precoce do câncer de mama. No mundo inteiro, são realizadas ações para a conscientização das pessoas, incluindo a iluminação na cor rosa de prédios e monumentos, e a lei 12.732, de 22 de novembro 2012, em vigência há 1 ano e 5 meses que garante aos pacientes de câncer o direito de iniciarem o tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS) em no máximo 60 dias após o diagnóstico e estabelece que o registro do diagnóstico e tratamento do paciente com câncer seja realizado pelo sistema eletrônico SISCAN (Sistema de Informação de Câncer). 

  As gaúchas estão entre as brasileiras com maior risco de desenvolver câncer de mama. Porto Alegre é a capital de mais proporção de casos novos em relação à população feminina, e o Rio Grande do Sul é o segundo Estado em incidência desse tipo de tumor. Fatores como o perfil da população e hábitos nocivos como o tabagismo estão entre as hipóteses para a situação revelada pelo mais recente levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

  No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres - são mais de 57 mil novos casos neste ano, 2014.

  O que pouco se falou na ocasião, no entanto, é que o câncer de mama não é só cor-de-rosa, que pode também atingir também homens, embora em apenas 1% dos casos.

  A falta de informação a respeito da neoplasia em pessoas do sexo masculino, o tabu relacionado ao autocuidado em saúde entre os homens e o preconceito sofrido por pacientes acometidos pela doença quase exclusivamente feminina, colocam um panorama nocivo, de diagnósticos quase sempre em estágios avançados e que muitas vezes não permitem a cura ou o controle da doença.


   Mas por que o câncer de mama atinge muito menos homens que mulheres?
  
 A razão é hormonal. A maioria dos cânceres de mama é dependente do tempo de estimulação do hormônio feminino no corpo. Todas as pessoas, de ambos os sexos, têm hormônios femininos e masculinos no organismo, mas como na mulher a concentração dos femininos é absolutamente maior, a sua exposição a eles também é. É o que explica o médico do setor de mastologia do Instituto do Câncer Dr. Sérgio Masili.

"A mama da mulher é muito mais exposta ao hormônio feminino que a do homem. Fora isso, a quantidade de glândulas mamárias na mulher também é muitíssimo maior, assim, há maior área para surgimento do tumor".


Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio 
   
A Liga é uma entidade de caráter beneficente que busca, sem fins lucrativos, combater o câncer através de trabalho voluntário de prevenção junto à comunidade. Em Esteio, a Liga Feminina de Combate ao Câncer presta assistência às pessoas de baixa renda, portadores da doença e que residem na cidade. Atualmente somos 24 voluntárias, uma equipe que conta com pessoas de todas as idades e classes sociais, atendendo os pacientes. Mantida através da Nota Solidária, promoção de eventos e brechós beneficentes, venda de camisetas personalizadas e doações, a Liga conta ainda com a ajuda das empresas amigas e parceiras. 

  Trabalhando juntamente com a comunidade, a Liga usa a conscientização da prevenção como sua principal ferramenta. Assim, oferece para toda a comunidade Esteense campanhas de esclarecimento, através de palestras. Para atingir pessoas de todas as idades, a entidade ainda promove panfletagem e ações em escolas, empresas e comunidades paroquiais. Os recursos obtidos com as promoções sociais são destinados à aquisição de medicamentos e materiais de higiene, aos custos de transporte dos pacientes e realização de programas de prevenção do câncer.



Liga Jovem de Esteio

  A Liga conta também com a Ala Jovem, o setor é formado principalmente pelas jovens que já foram Glamour Girl, mas também por jovens que desejam realizar um trabalho voluntário realizando pedágios, visitas a pacientes acompanhadas pela voluntária, auxiliam onde for necessária sua presença. Também promove pequenos eventos sociais para angariar fundos para a Liga.



Julia Swatowski Canal é a Glamour Girl 2014

Julia Swatowski, 16 anos, filha de Sidinei Marcelo Canal e Sani Swatowski Canal, foi eleita a nova Glamour Girl 2014 da Liga Jovem de Esteio e recebeu a faixa de Gabriela Garcia Glamour Girl 2013.

As lindas Natalia, Eduarda, Julia Glamour 2014 e Gabriela Glamour 2013.  (Foto Vip fotografia profissional)


1ª Festa de máscaras amigos da Liga

  Na 1ª Festa de Máscara Amigos da Liga, Julia Swatowski foi eleita Glamour Girl e vai liderar as atividades sociais da Liga Jovem como presidente do grupo, que servirá de base para as futuras ações voluntárias de seus integrantes. A Glamour é escolhida através dos trabalhos prestados durante o ano, avaliar o trabalho realizado por estas meninas, não é uma tarefa fácil, pois cada uma delas dentro de seu perfil e tempo dedica-se com carinho e amor à causa abraçada pela liga participando das atividades, e representando a Liga quando se faz necessário. 

Voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer Esteio. (Foto Vip fotografia profissional)
 Julia Swatowski Glamour 2014 e Nahiene Closs Presidente da Liga em Esteio.  (Foto: Vip fotografia profissional - (51) 3031-3311)

  A  escolha e apresentação Glamour Girl é realizado, no mês de Outubro, no  tradicional evento, “Baile da Liga”, que neste ano teve como temática, 1ª Festa de máscaras amigos da Liga, o evento foi realizado no salão de festas do SUN 7, na Av. Senador Salgado Filho, 2223, esquina Rua São Luiz, em Esteio, a animação ficou por conta de  Duka Sonorização, os convidados receberam máscaras para participar de uma festa inesquecível que reuniu mais de 280 pessoas que puderam se divertir em um lugar lindo e aconchegante.

Fotos:
Confira outras fotos da "1 Festa de Máscara Amigos da Liga" Esteio/RS.
Vip fotografia profissional - Rua Chile, 350 - Canoas. 
Ligue: Fone: (51) 3031-3311 e (51) 9330-6155.  
Curta:
https://www.facebook.com/vip,imagem
http://instagram.com/vipimagem
E-mail: contato@vipimagem.com.br
Site: vip imagem. com.br 

Contato: 
Sun7 Premium - Espaço para Eventos  
Av. Senador Salgado Filho, 2223 - Esteio. 
(51) 8146.0285 e 9915.3271
contato@sun7premium.com

(Fonte: Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio)








Nenhum comentário: