sexta-feira, 23 de agosto de 2013

José Mazzarollo: A religião, e a falta de religião

O diabo é pai da mentira, da inveja e do ciúme. Os homens tem por  natureza necessidade religiosa, quanto tem de comer e beber. Uma religião deturpada, é o mesmo que alimentar-se de comidas envenenadas.


A palavra religião deriva do latim, religar. Só se religa algo que foi desligado. Toda a religação tem um preço, só consegue religar, quem paga  pelo serviço. No caso religioso, o desligamento ocorre por conta do pecado. O desejo de Deus é tão grande na religação que estabeleceu um ritual a preço de sangue, para abrir as portas aos homens arrependidos. Métodos específicos foram instituídos, e mais ainda, enviou o seu próprio Filho ao mundo, oferecendo Deus, o que tinha de melhor no céu, numa clara demonstração de amor e piedade. Sabemos as dificuldades humanas em se reconciliar, mesmo quando as desavenças são familiares. Pedir perdão a um inimigo, é quase impossível. Uma pontinha de orgulho é suficiente para dificultar qualquer reconciliação. A religião tem essa missão com os homens; ensiná-los fraternalmente a viver em amor uns com os outros.

Não há homem justo e que não peque, logo todos necessitamos do perdão e reconciliação. E não reatamos as boas relações somente com palavras mecânicas, mas movimentando sentimentos. A religião deturpada não tem eficiência para religar. A falsa religião, além de não religar a nada, causa escândalos abomináveis.  Por isso, o número de ateus cresce, as seitas se multiplicam e, os inimigos da igreja aumentam. A vergonhosa exploração do evangelho e o espírito de soberba que se apossou dos corações tem distanciado as pessoas da religião.

Podemos afirmar que sem religião existimos, mas não vivemos. Se para alguns o jugo da religião lhes parece pesado, pelas regras de disciplina e ordem que a mesma os sujeita,  muito mais pesado é o jugo  de escravidão que estão sujeitos os não religiosos. A prática das virtudes exige sacrifício da matéria, contudo é um refrigério para a alma. Um mundo sem religião é um mundo afastado de Deus e afastado de todas as bênçãos celestiais,  privado do diálogo e amizade com a maior autoridade do universo. É como um filho cheio de necessidades estar de mal com seus pais.

Pare ser eficiente, a religião deve ser pura e sem mácula.. Quem a estabeleceu foi o Criador. Na religião abre-se a porta para a comunicação com o céu. Para impedir as comunicações com Deus, o diabo desde o princípio  criou expedientes para deturpar as boas relações entre o Pai Celestial e seus filhos. O diabo é pai da mentira, da inveja e do ciúme. Os homens tem por  natureza necessidade religiosa, quanto tem de comer e beber. Uma religião deturpada, é o mesmo que alimentar-se de comidas envenenadas.


José Mazzarollo
Para ser religioso de verdade, o cristão necessariamente passa  pela estrada da humildade. Da humildade nasce o arrependimento  e busca-se corajosamente o perdão. É na humildade que encontramos espaço para aperfeiçoar nossas virtudes.  Pedir perdão, arrepender-se, aceitar exortações e disciplina, não é característica dos orgulhosos, nem dos prepotentes, que nesta geração infestaram o planeta. Por isso criaram-se amizades descartáveis, casamentos com data de vencimento, troca-se tudo, sem tentar o conserto. A religião nos educa espiritualmente para vencer os ímpetos e desejos da carne. Nela encontramos o freio para o pecado. A religião faz uma falta enorme no ser humano. As tragédias familiares deste século, são causadas pela falta de religiosidade nas moradas.  Na casa onde prevalecem as fantasias;  o pecado governa e dita o comportamento.  Sem religião, o respeito vai embora, o amor é trocado pelo ódio. A perseverança da lugar a obstinação. A estrada do mal está asfaltada, e o diabo circula livremente. O bom conselho da oração diária, das leituras bíblicas e das ceias santas unifica as almas e traz saúde para o corpo. Que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.


Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br


José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min; E na TV Urbana, assista ao Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 20h30min às 21h na TV Urbana (UHF 55 e NET 11);
Leia também  o livro “Receitas Espirituais”, disponível em todas as livrarias.






Nenhum comentário: