sexta-feira, 28 de junho de 2013

Os Laços Ocultos

"Ele mostra o lado atraente e delicioso da vida, numa magia sedutora da carne, sugerindo aproveitar, pois a vida é curta e dela nada se leva. As conseqüências amargas da morte  ficam ocultas. Por isso são muitos aqueles que embarcam nessa carruagem da mortífera."



Professor José Mazzarollo
Ninguém de sã consciência gosta errar. Porque o erro traz consigo prejuízos diversos.  Os erros comerciais tem a dimensão comercial. Os erros espirituais  são denominados de pecados e, trazem consigo  parcelas de morte. Mas para evitá-los só há uma fórmula: andar com Deus.  Na oração o profeta clamava dizendo: “Tirar-me-ás do laço que, às ocultas, me armaram, pois tu és a minha fortaleza (Sl 31.4)”. Os laços estão espalhados onde menos esperamos, invisíveis aos olhos humanos, mas visíveis aos olhos de Deus. Por isso a sabedoria do mundo não pode evitá-los, senão somente são protegidos os autênticos praticantes da fé. As armadilhas estão ocultas justamente para apanhar os distraídos. Se o mal se apresentasse como mal, não atrairia  ninguém. Se o diabo se apresentasse com  chifres, lábios pintados e cauda preta,  como nos desenhos infantis, ninguém o seguiria. Na realidade ele é bem mais assustador que isso. Contudo ele se apresenta com traje social, língua de bajulador, travestido de verdadeiro e como o solucionador das questões mais difíceis com os métodos mais fácies. Quem na geração de hoje não está em busca de facilidades e lucro fácil? Até s igrejas perverteram seus cultos doutrinários. No lugar de instruir valores e virtudes para a alma, preocupam-se com o imediatismo das soluções terrenas. Portanto, os laços estão por toda a parte, até onde menos esperamos. Por isso  Jesus pronunciou a frase sagrada: sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5).  No terreno lodoso e contaminado caminham nossos pés diariamente, laços ocultos como bombas estão armados.

Os laços  são armados pelo diabo com todo o requinte, e prendem sem que o enlaçado perceba, embriagando pela mente e seduzindo pelos prazeres da carne. Por isso, os conselhos para aquele que caiu no laço são  normalmente ineficientes, e em vez da cura o enlaçado tende a revoltar-se; não aceita mais as advertências dos pais, anula para si todos os pilares do passado, afasta-se dos verdadeiros os amigos,  entregando-se em definitivo nos braços do mal. 

 A denominação de laço oculto tem origem no trabalho dos caçadores, estes os armam  para  apanhar a caça desejada. A armadilha é preparada com camuflagem, justamente para surpreender a presa, coloca-se o alimento mais atrativo possível, e em lugar bem visível. A presa só tem olhos para a deliciosa isca. O diabo age assim com os seres humanos. Ele mostra o lado atraente e delicioso da vida, numa magia sedutora da carne, sugerindo aproveitar, pois a vida é curta e dela nada se leva. As conseqüências amargas da morte  ficam ocultas. Por isso são muitos aqueles que embarcam nessa carruagem da mortífera. Quando o homem põe o pé no laço do vicio ou embriaga-se no fanatismo, fica mentalmente cauterizado sem qualquer opção de escolha. Por isso devemos ter muito cuidado com as promessas fáceis e milagrosas e, longe das fantasias carnais.

O convite que Jesus tem outras características. Ele convidou  seus discípulos sem nenhuma promessa de facilidades: não prometeu cargos, honras ou altos salários, mas os advertia: de graça recebestes e de graça daí. Eu vos envio como ovelhas no meio dos lobos (Mt 10.16).  A verdade é colocada de maneira inteligível e clara. Nem sempre agradável aos desejos da carne, mas sempre edificante as necessidades do espírito. No evangelho está o convite da Graça; com propostas de correção, educação, ensino e espiritualidade. Desta forma evitaremos os perversos laços da traição. Que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.

Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br

O professor José Mazzarollo está todos os dias na Rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h 30min às 18h30min; Todas as segundas-feiras das 19h àsa 20h, no Programa Comando da Cidade na TV Urbana. e no Programa Momento Espiritual, todas  as segundas das 20h30min às 21h na TV Urbana (UHF 55 e NET 11; 
Também o livro, "Receitas Espirituais" Mistérios e Revelações (foto ao lado), está disponível em todas as livrarias.


Nenhum comentário: