sexta-feira, 21 de junho de 2013

Hoje, sexta-feira (21), com chuva, frio e vento, esteienses sairão às ruas para reivindicar uma cidade melhor para viver.


Manifestantes dizem que o movimento será pacífico, a concentração inicia às 17 horas,  Praça Coração de Maria, rua Padre Felipe, esquina com a rua Coração de Maria. Para algumas lideranças as bandeiras de partidos políticos não serão bem recebidas. 


A caminhada será um movimento de protesto pacífico e legítimo, que sairá da Praça Coração de Maria (defronte a igreja), descendo pela rua Padre Felipe até a rua Fernando Ferrari, dobrando para a avenida Padre Claret, até a avenida Presidente Vargas, em direção a Praça do Expedicionário (Praça do Soldado), no centro da cidade. Manifestantes esperam dar exemplo em ato sem vandalismo, sem violência, com liberdade, disciplina e ordem, é o que a grande maioria da população esteiense está esperando.

Manifestantes, depois da reivindicação pública irão aguardar para ver os rumos que a administração municipal vai seguir após as manifestação de hoje, para atender os justos anseios da comunidade esteiense. Conforme a Nota Oficial: "Vamos aproveitar o momento para aprender.", diz o prefeito de Esteio preocupado com os rumos das manifestações. 

Será que depois de constatada a rejeição dos políticos durante as manifestações públicas que acontecem nesses últimos dias os governantes e seus aliados sairão das suas "gaiolas de ouro", agindo de forma mais justa, digna e transparente com a população?


Nota Oficial do Prefeito de Esteio Gilmar Rinaldi.

Gabinete do Prefeito
Quinta-feira, 20 de Junho de 2013 

"A Administração Municipal de Esteio está atenta às manifestações que estão sendo realizadas em todo o país, com especial olhar para aqueles que ocorrem em nosso Estado. Desta forma, estamos acompanhando com muito cuidado os comentários que estão se disseminando pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook e Twitter, de um evento desta natureza programado para sexta-feira, dia 21, aqui em nossa cidade.

Cabe, primeiramente, dizer que são legítimas as reivindicações dos manifestantes, formados, em sua maioria, por jovens que parecem despertar em uma postura mais crítica e reivindicatória frente aos governantes de todas as esferas do poder. A Prefeitura de Esteio, administrada por pessoas que têm o espirito livre e democrático, não poderia, jamais, ser contra qualquer manifestação realizada na cidade, ainda que se preocupe com excessos que estão sendo propostos por alguns dos usuários das redes sociais. Vale frisar que a trajetória política do próprio prefeito foi forjada em movimentos semelhantes a estes que os jovens estão se propondo.

Desde o primeiro dia de nossa gestão, construímos e consolidamos canais de diálogos permanentes com a sociedade. Instituímos projetos como Prefeitura no Bairro, Prefeito na Estação, Diálogos com a Sociedade, Agenda Aberta e as audiências do Orçamento Participativo, entre outras tantas formas de ouvir o povo, sempre com o intuito de aumentar a participação da comunidade nas decisões e prioridades do governo. Buscamos, sempre, governar com o povo, não só para o povo.
Gilmar Rinaldi (PT)  prefeito de Esteio

Como resultado destas iniciativas e do trabalho de todos os gestores e servidores, estamos construindo uma cidade mais humana, com mais qualidade de vida, que tem se destacado no cenário estadual e que ganha, ano a ano, mais respeito de lideranças e da população. Temos um trabalho muito focado aqui em Esteio, de buscar parcerias para a solução de problemas. Durante esses últimos cinco anos, já captamos cerca de R$ 100 milhões junto ao Estado e à União para projetos em nossa cidade, como a Avenida Beira-Arroio, a Praça da Juventude, a US Primavera, residenciais do Minha Casa Minha Vida e a EMEI Irmã Sibila, por exemplo. Estamos trabalhando com afinco para outras ações importantes, como a UPA 24 horas, a mudanças para atendimento 100% pelo SUS no Hospital São Camilo, a repavimentação de avenidas com o PAC Mobilidade e a construção do Loteamento Industrial. Já distribuímos uniformes para todos os estudantes da rede pública municipal, aumentamos as vagas na educação infantil, instalamos o maior sistema de videomonitoramento do Estado por quilômetro quadrado, implantamos territórios de paz e núcleos de policiamento comunitário, qualificamos exemplarmente o transporte público e fizemos obras importantes de drenagem, entre tantos outros bons exemplos, tudo isso depois de ouvir os esteienses, suas reivindicações, seus sonhos, seus desejos, prioridades e aspirações.

Num momento em que o povo sai às ruas para buscar direitos, a Prefeitura de Esteio não poderia agir de forma contraditória com a tradição que tem de ouvir os esteienses. Estamos abertos para o diálogo, para entender a voz que vem das ruas e, da melhor forma possível, atender ao chamado da população. Estamos empenhados, inclusive, em buscar alternativas viáveis de baratear o valor das passagens em Esteio, através de incentivos e desonerações, atendendo a uma das tantas reivindicações dos manifestantes e motor de arranque para a onda de manifestações em todo o Brasil.

Vamos continuar vigilantes, aproveitar a oportunidade para ouvir, mais uma vez, nossa população e aprender com o povo. Vamos estar receptivos com os manifestantes, ao mesmo tempo que vamos trabalhar com inteligência e observância aos direitos humanos para coibir abusos e prejuízos ao patrimônio público, prejuízo este que é pago pelos próprios manifestantes e pelo restante da sociedade.
Vamos aproveitar o momento para aprender."


Fonte - Site Prefeitura Municipal de Esteio - www.esteio.rs.gov.b:
http://www.esteio.rs.gov.br/index.phpoption=com_content&view=category&id=44:gabinete&Itemid=287


Hoje, sexta (21), com chuva, frio e vento, esteienses sairão às ruas em manifestação para reivindicar uma cidade melhor para viver.



Nenhum comentário: