sexta-feira, 21 de junho de 2013

Hoje, sexta-feira (21), com chuva, vento e muito frio, cerca de 5 mil esteienses saíram às ruas pacificamente para reivindicar uma cidade melhor para viver



Hoje (21), em Esteio ocorreu uma grande manifestação popular. A maior de todos os tempos, com a participação de aproximadamente cinco mil pessoas, O ato  democrático e pacífico, iniciou ás 17h com chuva, frio e vento saíram da Praça Coração de Maria com destino ao Paço Municipal Clodovino Soares, sede da Prefeitura Municipal de Esteio.
As fotos não descrevem o grande orgulho que os esteiense sentiram participando com disciplina e ordem do protesto que representou a maior manifestação popular da história da cidade. O movimento foi pacífico e tranquilo. Mais de 5 mil pessoas participaram de um ato cívico inesquecível. 

A mídia vem dando amplo destaque aos protestos, principalmente aos atos de vandalismo que acontecem durante as manifestações. Em Esteio, foram quebrados dois vidros das janelas da Prefeitura e uma lixeira foi danificada, pegando todo mundo de surpresa, mas com o policiamento que foi exemplar, talvez não devesse ser o caso. Apesar de algumas conquistas do Município nos últimos tempos, ainda há uma distância enorme entre as promessas dos políticos de esquerda e partidos aliados que administram Esteio e a realidade do dia a dia dos esteienses.
A participação popular e Cidadã foi pacífica e cerca de 5 mil pessoas participaram dos protestos, denunciando o descaso do governo de Esteio na saúde, na educação e no transporte coletivo, entre outros.

O grupo que se reuniu desde as 17 horas na Praça Coração de Maria, foram em caminhada ordeira e sem violência para frente à prefeitura de Esteio. Depois seguiu de forma pacífica em direção a BR 116, sentido capital, interior, no viaduto de acesso ao centro de Esteio.




Em função do protesto em Esteio, várias lojas da zona central da cidade foram fechadas antes da concentração, outras baixaram as portas durante as manifestações, mas alguns comerciantes apoiaram os manifestantes com cartazes e aplausos. 


Uma hora antes do horário marcado, muitos manifestantes já aguardavam na Praça Coração de Maria, onde aconteceu a grande concentração. Com cartazes, máscaras e caras pintadas, eles começaram a caminhada pela Rua Padre Felipe, convidando a população para o ato público defronte a Prefeitura de Esteio. A Brigada Militar, juntamente com a Polícia Civil, a Guarda Municipal e os agentes de Trânsito acompanhou os manifestantes pelas ruas da cidade.






A BR-116 ficou bloqueada por manifestantes por cerca de 30 minutos em Esteio. Protesto fechou totalmente a rodovia.
Mais de mil pessoas bloquearam a BR-116 em Esteio. Depois os manifestantes foram em direção a casa de alguns políticos para fazer protesto.


Manifestantes fecharam totalmente o trânsito na BR-116 em Esteio, nas imediações do Parque Assis Brasil. A paralisação ocorreu nas imediações do viaduto de acesso ao centro da cidade próximo a vila Pedreira, na rodovia federal. O fluxo nos dos sentidos ficou totalmente paralisado. O transtorno para os motoristas foi grande, mas, a maioria buzinava em apoio aos manifestantes esteienses. Depois de aproximadamente 30 minutos, os manifestantes retornaram para o Paço Municipal Clodovino Soares, sede da Prefeitura de Esteio, na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes. Segundo informações de alguns observadores, havia cerca de 5 mil pessoas no movimento. 
Conforme informações da BM, até o momento havia somente o registro de dois atos de vandalismo. Dois vidros das janelas da prefeitura foram quebrados e uma lixeira pública danificada.















Os manifestantes cobraram os políticos esteienses por melhorias nas ruas do Município, no transporte público, saúde, educação e segurança.

Cerca de 5 mil pessoas marcaram presença na manifestação pública em Esteio, mas o grande número de famílias que participaram, dá uma medida do tamanho do apoio que a causa tem atraído desde a semana passada quando começou a ser anunciada nas redes sociais.

Os manifestantes reivindicaram, principalmente, o combate à corrupção e transparência nos gastos públicos, a redução nas tarifas dos ônibus na cidade, entre outras. Os organizadores fizeram apelos pela Internet para que não haja provocação, vandalismo ou violência durante as manifestações e propostas de unificar as pautas de reivindicações, para não permanecer diluída em um caldeirão ideológico geral. 




Na zona central da cidade, um grupo de manifestantes interditou totalmente a Rua 24 de agosto, defronte a Câmara de Vereadores, a Rua Bento Gonçalves, defronte a residência do vice-prefeito, a Avenida Dom Pedro, onde reside um vereador e a Rua Serafim Pereira, residência do prefeito de Esteio. Nestes locais a manifestação reuniu mais de duas mil pessoas que realizaram atos de protestos com algumas palavras de ordem impublicáveis, outras pedindo melhorias na saúde, na educação, nas ruas da cidade, transporte coletivo, contra a PEC 37, o combate à corrupção,  transparência nos gastos públicos e cantaram o hino rio-grandense. A Brigada Militar e a guarda Municipal garantiram o direito de livre manifestação e segurança de todos, protegendo os locais. O policiamento foi reforçado para evitar vandalismo.
Parte dos manifestantes se dirigiu ao centro da cidade e não aconteceram saques, depredações e atos de vandalismo. Três pequenos atos de vandalismo contra dois vidros da Prefeitura e uma lixeira pública, foram prontamente inibidos pela Brigada Militar, Guarda municipal e pelos próprios manifestantes. Os vândalos foram detidos e autuados por dano ao patrimônio público.
Cerca de 5 mil manifestantes protestaram pacificamente pelas ruas de Esteio. Segundo a polícia, o protesto foi pacifico e sem ocorrências de destaque. Manifestantes bloquearam a BR-116 nos dois sentidos nesta sexta-feira (21).



Com as mesmas características e também com pauta semelhantes àquelas de todo Brasil, os esteienses se concentraram na Praça Coração de Maria e alguns seguiram em direção a BR-116, outros foram até o Paço Municipal Clodovino Soares, onde fica o prédio da Prefeitura, depois a Câmara de Vereadores e a casa de alguns políticos, entre eles o prefeito Gilmar.













Pelas ruas de Esteio, jovens, estudantes, crianças e senhores protestaram enquanto caminhavam e cantavam em uma só voz, em busca de um só objetivo: mudança de postura dos políticos esteienses. Em nível municipal, as reivindicações eram as mais diversas. Destacamos o descontentamento com a falta de investimento na saúde, educação, os altos impostos e taxas, a corrupção, o fim da criminalidade e os altos preços das passagens dos coletivos. A reivindicação por melhorias nas ruas da cidade foi uns dos protestos mais enfáticos. 

Muitos observadores que estavam em suas casas ou apartamento, após ouvir o grito de “vem pra rua”, vindo dos manifestantes, aderiram ao movimento em quase todas as partes da cidade.






A manifestação foi marcada pelo Face Book dentro daquilo que já acontece em todo País. Em apoio aos protestos em Esteio. Sonia Maria Dutra, 28 anos, é natural de Esteio, mas atualmente mora  no Estados de Santa Catarina e disse ao Clíck Indiscreto que veio para a manifestação porque pretende voltar em breve para Esteio e porque, mesmo morando longe, seu coração continua aqui. Ela disse que mora a dez anos em Florianópolis e quando vê esse tipo de manifestação, passa a dar mais valor a sua Terra Natal. "Eu aprendi que somente quando estamos fora da nossa cidade percebemos que não existe lugar como o Esteio da gente.", concluiu. 






















A Brigada Militar (BM) ainda não divulgou a estimativa oficial do número de participantes do ato. Os manifestantes pedem a redução da tarifa de ônibus e ainda levantam outras “bandeiras” como a luta contra a proposta da ‘Cura Gay’, corrupção, contra a PEC 37, aumento de salário dos professores municipais e redução dos salários do prefeito e dos vereadores de Esteio.

No final da manifestação sobrou um caixão de defunto na rampa de acesso a Prefeitura de Esteio.
A Avenida Presidente Vargas que faz ligação entre as cidade de Canoas e Sapucaia do Sul foi parcialmente fechada pelos que protestavam, o que resultou em uma enorme fila de veículos. A paralisação do trânsito no centro de Esteio não incomodou a maioria dos motoristas, que acompanhavam de perto a movimentação, e alguns até foram solidários com os manifestantes.
Enquanto um grupo se concentrava na residência do Vice-prefeito, outros se dirigiram a Câmara de Vereadores e depois se dirigiram ainda para a porta da casa do prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi (PT). Policiais da Brigada Militar concentrados no local proibiram possíveis excessos por parte dos presentes. A Brigada Militar acompanhou a manifestação, que seguiu sempre tranquila até o final.
A ideia inicial da manifestação foi cumprida, ir para as ruas sem praticar vandalismo. “Para nós Esteio foi o melhor exemplo de uma manifestação bem feita. Os esteienses não poderão ser apontados como arruaceiros ou vândalos e sim pessoas que vão mudar para melhor a história da cidade. A nossa intenção é fazer a diferença sem depredar”, disse emocionado um jovem estudante.
Com tantos objetivos diferentes, os manifestantes conseguiram reivindicar os seus direitos e dar o exemplo contra o vandalismo. Segundo o comandante da Brigada Militar, o protesto foi considerado completamente pacifico. Com tantos manifestantes espalhados em vários pontos da cidade de Esteio, protestando pelos seus direitos, a Brigada Militar pode dizer que o protesto foi pacifico. Nós disponibilizamos um efetivo de militares na medida certa para conter e também orientar a todos. Não tivemos grandes problemas, tudo foi bem monitorado e controlado.

O inverno começou hoje (21), mas a noite em Esteio foi muito quente, pois a população durante as manifestações pacíficas, deu um "calor" em alguns políticos esteienses.





Nenhum comentário: