sábado, 16 de março de 2013

O clíck indiscreto NEGATIVO do dia-a-dia no “pixo” em Esteio



Para quem ainda não foi prejudicado pelas pichações, considera algumas como uma arte inusitada, ás vezes, fantástica, incompreensível e sedutora. Talvez por não acompanhar os danos causados aos espaços públicos pelas tintas. Quem ainda não foi vítima do “pixo”, nunca conseguirá concordar com o senso comum que classifica essa forma equivocada de expressão como vandalismo. Todas as imagens abaixo capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 14 de março de 2013, na zona central de Esteio.































Para quem ainda não foi prejudicado pelas pichações, considera algumas como uma arte inusitada, ás vezes, fantástica, incompreensível e sedutora. Talvez por não acompanhar os danos causados aos espaços públicos pelas tintas. Quem ainda não foi vítima do “pixo”, nunca conseguirá concordar com o senso comum que classifica essa forma equivocada de expressão como vandalismo. Todas as imagens acima capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 14 de março de 2013, na zona central de Esteio.



Os vândalos já picharam muros, residências, casas comerciais, indústrias, igrejas, viadutos, passarelas e até ônibus de transporte coletivo em Esteio. São atos de pura irracionalidade, cometidos, na maioria das vezes, impunemente.


Infelizmente atitudes de pessoas irracionais mancham de tinta o patrimônio público, particular e conseqüentemente a ordem de nossa cidade e as autoridades locais não tem a mínima possibilidade de punir os) infratores.

A pichação é vandalismo e crime ambiental, conforme os termos do artigo 65 da Lei 9.605/98, Lei dos Crimes Ambientais, que estipula, além de multa, pena de detenção de três meses a um ano, para quem pichar, veículos, edificação ou monumento urbano.

Infelizmente, os juízes vêm adotando somente penas alternativas, como o fornecimento de cestas básicas as entidades filantrópicas ou a prestação de serviços comunitários pelos infratores. Já que ninguém vai para cadeia por pichação, a  justiça deveria obrigar os vândalos pichadores se comprometerem a limpar tudo o que foi pichado na cidade. 

As pichações em Esteio não é novidade, mas aumentaram nos últimos anos. Elas precisam ficar à vista de todos, por isso os pichadores, a procura por “fama” são levados para o topo dos prédios de difícil acesso e grande visibilidade. Mas o ato do “pixo” transgressor, inerente às atividades dos pichadores é completamente avesso à legalidade.

Muitos acham que alguns pichadores utilizam a  sua “arte” como uma forma de protesto e critica a família ou a sociedade, outros para  deixar a adrenalina mais efervescente, fugindo da polícia, mas a maioria acredita que é para  aparecer e ficar "famoso", danificando o patrimônio público ou a propriedade particular dos esteienses.  

Para  muitos esteienses não é bem esse o caso, vêem as pichações simplesmente como um trabalho artístico, mas dizem que não são cúmplices de ações como essa. Como acreditam que não tem o direito de julgar ninguém, só se preocupam em reclamar e registrar acontecimentos como esses.




Nenhum comentário: