sábado, 21 de dezembro de 2013

O domínio próprio


José Mazzarollo

     “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio”(Pv 25.28). A localização das cidades no passado, seguiam o princípio geográfico de auto proteção. A posição estratégica  era escolhida pela geografia do solo, um critério número um na hora da decisão. Depois, altas muralhas eram edificadas para impedir a invasão dos inimigos. Verdadeiras fortalezas levantadas para proteção aos moradores. Uma cidade na planície e sem muros não subsistia por muito tempo. Por esta analogia, devemos entender a necessidade de proteger bem as nossas almas. São muitos os desprotegidos e imprudentes na construção das própria vidas.

José Mazzarollo
  Estes cuidados são recomendados para estabelecer um domínio sobre os nossos atos. A idolatria do futebol, da moda e da prostituição, tem escravizado almas de todas as idades. Poderosos inimigos estão soltos em todos os ambientes. Por outro lado  as muralhas das virtudes são tão pequenas que o pecado salta por cima sem esforço, invadindo e seduzindo os corações desamparados.  Nós, semelhante as cidades bem edificadas, devemos escolher o lugar e o caminho que percorremos. Depois, nos revestir do poder de Deus para enfrentar em segurança os dardos inflamados do maligno. 

        O domínio próprio é o muro mais sólido e único baluarte capaz de nos proteger das agressões, provocações e desejos deste século. Somos assediados constantemente a reagir diante de ofensas no transito, no trabalho e mesmo dentro de casa. Outra prova de fogo está relacionada a apelação sexual em todos os ambientes. As ofertas pecaminosas,  já não andam camufladas em lugares ermos a noite, mas avançam portas a dentro em plena luz do dia. O sexo, os entorpecentes e a internet, constituem-se nas mais tenebrosas feitiçarias deste século. Estejamos alerta, porque a sedução vai arrastar sempre mais adeptos as fileiras do mal.

        Só sobrevivem os fortes, e os fortes são os que tem domínio próprio e governam bem os seus  atos. O diabo aperfeiçoou instrumentos poderosos para espalhar a morte no meio dos homens, por isso poucos são os vencedores. Sem princípios, sem valores  e sem fé, o coração fica exposto aos desejos do pecado. Sabemos que o diabo insiste na tentação e, provoca incessantemente até subjugar no vicio e paixão seus algozes.

        Deus envia do céu material para que os homens levantem dentro de si muralhas contra o mal, e saiam-se vencedores. Infelizmente vivemos uma crise de valores e princípios, os corações assemelham-se a cidades edificadas em planícies e sem muralhas, onde todos entram, comem, bebem, furtam e se hospedam sem serem molestados. O mundo proclama a liberdade dos desejos carnais, e a anarquia da racionalidade, é o corpo ditando as regras para a cabeça. A humanidade está apressando o seu próprio fim. Cabe aos sóbrios deste século guardar-se incontaminados do mal, e que Deus nos abençoe com o orvalho do céu. 


Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br

José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min; E na TV Urbana, assista ao Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 20h30min às 21h na TV Urbana (UHF 55 e NET 11);
Leia também  o livro “Receitas Espirituais”, disponível em todas as livrarias.




Nenhum comentário: